Espírito Santo com muita chuva novamente

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre o mar e avançaram para o Espírito Santo espalhando nuvens carregadas sobre algumas regiões do estado próximas do litoral. A chuva recomeçou pesada sobre algumas áreas da Grande Vitória e região de Aracruz.

Em apenas 6 horas de chuva, entre aproximadamente 17 horas e 23 horas da quarta-feira, 22 de janeiro, choveu 193,0 mm sobre Aracruz, quase 115 m sobre Serra e 101 mm sobre Vitória. Os dados são do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais. 

Confira outros volumes de chuva elevados (chuva em 1h: 22h a 23h de 22/1/2020; chuva em 6h: 17h a 23h de 22/1/2020)

CidadelocalChuva em 1h (mm)Chuva em 6h (mm)
AracruzJacupemba2,1193,0
SerraCidade Continental45,0101,4
VitóriaJd. Camburi41,4101,1
IúnaCentro3,472,6
FundãoPraia Grande4,757,5

No começo da madrugada desta quinta-feira, 23 de janeiro, a chuva caía muito forte sobre João Neiva e o CEMADEN registrou 49,3 mm de chuva em apenas 1 hora.

ES_anima_22-1-2020_temporal
Fortes áreas de instabilidade avançam do mar para o interior do ES em 22/1/2020

Todos estes volumes são extremamente elevados e com potencial para provocar enchentes e grandes alagamentos. 

No decorrer desta quinta-feira, 23, estas áreas de instabilidade continuam ativas sobre Espírito Santo e provocam chuva por todo o estado. A chuva pode ser forte e volumosa em muitas áreas do estado.

A previsão é de que ainda chova forte sobre o Espírito Santo até o próximo domingo. (Confira alerta especial)

Situação do ES preocupa muito

A situação do Espírito Santo é uma das mais preocupantes no Brasil atualmente por causa do efeito chuvarada que vem ocorrendo sobre o estado.

Todo o estado vem de um histórico de muita chuva desde meados de novembro de 2019. A chuva deu uma trégua na segunda quinzena de dezembro de 2019 e voltou forte em janeiro. Algumas regiões do estado ficaram alagadas por causa da chuva forte na semana passada. 

O risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra é alto porque  muitas regiões do estado estão com o solo encharcado de água e o nível de córregos e rios está acima do normal para esta época. 

Outra preocupação é com o nível do rio Doce, que vem de Minas Gerais e desemboca no mar na altura de Linhares. 

No último boletim do Serviço Geológico do Brasil, do dia 21 de janeiro, ainda não havia alertas para a bacia do rio Doce. Porém, tem chovido muito sobre Minas Gerais, onde estão a nascente e os principais afluentes alimentadores do rio Doce, e a previsão é de muita chuva também sobre Minas Gerais nos próximos dias. Assim, não se pode descartar que até o começo da próxima semana ocorra uma perigosa elevação do nível do rio Doce.

Fonte: Climatempo.

AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *