O nível do Rio Doce subiu para 5,20 metros na manhã desta terça-feira (28), de acordo com a última medição realizada pela Defesa Civil Municipal de Linhares, no norte do Espírito Santo. Conforme o órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, a tendência é que o volume aumente ainda mais devido às chuvas que incidem na Bacia do Doce, em Minas Gerais.
Como medida preventiva, 20 famílias – que agora totalizam 64 pessoas –, foram retiradas do Olaria, nessa segunda-feira (27), e levadas ao ginásio poliesportivo do bairro Conceição, onde permanecem sob a custódia do município, recebendo refeições (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar), atendimento psicológico, além de acompanhamento de assistentes sociais e recreadores.
De acordo com a Defesa Civil de Linhares, outras oito pessoas desalojadas se dirigiram à casa de amigos ou familiares.
Prontidão
A Defesa Civil Municipal de Linhares segue monitorando as condições do Rio Doce e mantém um esquema de plantão 24 horas para atendimento a ocorrências, envolvendo casos de possíveis alagamentos, deslizamentos de terra e inundações.Em situações de emergência ou calamidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro.
Por Ívna Ferreira.
AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política