Famílias do Olaria, desabrigadas pelo aumento da cota do Rio Doce, estão no Ginásio do bairro Conceição, em Linhares

As 10 famílias são todas do bairro Olaria e recebem toda a assistência das equipes do município de Linhares. Foto: Secom/PML.

A Defesa Civil do município de Linhares, nonorte do Espírito Santo, removeu na manhã desta segunda-feira (27), 10 famílias, totalizando 50 pessoas, do bairro Olaria. A medida de prevenção ocorreu depois do início de alagamento causado pelo nível do Rio Doce que ultrapassou a cota de inundação que é de 3,45. As famílias foram acolhidas no Ginásio Poliesportivo Leandro Arpini, no bairro Conceição.

O nível do rio ultrapassou os 4 metros na tarde desta segunda-feira (27) e a previsão, de acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), é que chegue aos 5 metros por volta das 21 horas de hoje.

A determinação do prefeito Guerino Zanon é de que o socorro aos desabrigados seja uma prioridade e, para tanto, estão participando da ação junto às Defesas Civis Municipal e Estadual, o Gabinete do Prefeito, as secretarias de Saúde, Assistência Social, Segurança Pública e Defesa Social, Agricultura, Obras, Esporte, Turismo, Cultura e Lazer e a Defesa Civil Municipal.

As famílias, o tempo que permanecerem no abrigo, receberão quatro refeições por dia (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar), atendimento psicológico, além de acompanhamento de assistentes sociais e recreadores, e material de higiene pessoal.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destaca que a ação tem o objetivo de fazer com que as famílias se sintam mais acolhidas e tenham o mínimo de conforto neste momento difícil. Guerino acompanha de perto as ações coordenadas pela Defesa Civil de Linhares.

“Nossas equipes estão de sobreaviso, monitorando as áreas para poder atuar com rapidez nas situações mais críticas e minimizar ao máximo os efeitos das chuvas para a população”, disse o prefeito.

Casos de emergência

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiros.

Por Alexandre Araújo.

AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *