Startups do programa TechStart apresentam soluções digitais para o agronegócio

Evento acontece no dia 13 de fevereiro. Foto: Divulgação.

A Embrapa Informática Agropecuária e a Venture Hub realizam no dia 13 de fevereiro, a partir das 18h, em Campinas (SP), o Demo Day da primeira edição do programa de aceleração de startups TechStart Agro Digital. O evento marca o encerramento do Batch 2019, quando as 11 startups graduadas farão a demonstração de soluções digitais voltadas ao setor do agronegócio para um público de investidores, empresas, empreendedores e especialistas. Durante o evento, também será lançada a segunda rodada do programa.

Iniciado em setembro do ano passado, o TechStart Agro Digital atraiu o interesse de pelo menos 96 startups de 20 estados brasileiros. Foram selecionadas empresas com atuação na criação de tecnologias nas áreas de bioinformática, aplicação de defensivos, operações de crédito, agricultura de precisão, manejo de pastagens, irrigação inteligente, gestão da propriedade, uso de drones e cana-de-açúcar.

Segundo a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá, ao promover programas como esse, a Embrapa busca impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio, baseadas em tecnologias da informação e comunicação. “A ideia é avançar no atendimento aos grandes desafios do setor, com foco especial no aumento da produtividade e sustentabilidade, na redução de custos, no apoio à tomada de decisão no campo e na geração de mais valor para o agricultor”, ressalta.

O ciclo de aceleração seguiu um cronograma de 21 semanas, que incluiu etapas de mentorias e treinamentos visando apoiar as startups no teste e validação de produtos, na avaliação do posicionamento de mercado, formas de operação e projeções financeiras, além de contribuir para o aperfeiçoamento do modelo de negócios e promover o relacionamento com investidores para alavancar as novas tecnologias. Ao longo do programa, as startups participantes contaram ainda com benefícios exclusivos, como o uso da infraestrutura de coworking do Innovation Hub Campinas e o acesso gratuito às informações e modelos agropecuários gerados pela Embrapa disponíveis na Plataforma AgroAPI.

Para o diretor da Venture Hub, Érico Pastana, o Demo Day é o momento para as startups aceleradas mostrarem seus resultados e também para parceiros estratégicos conhecerem melhor novas soluções disponíveis no mercado. “O evento consolida e fortalece o relacionamento entre a Embrapa, a Venture Hub, as startups e todo o ecossistema do agronegócio e representa uma ótima oportunidade para o networking com investidores e grandes empresas”, completa. O TechStart Agro Digital tem ainda o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Por Graziella Galinari.

AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *