Aluno surdo da Rede Estadual é aprovado em vestibular da Ufes

O apoio da escola, dos familiares e a dedicação do estudante o ajudaram a vencer obstáculos e alcançar esta conquista. Foto: Divulgação/SEDU

Sempre apaixonado por desenhar, Davi Schimidt, que é surdo e ex-aluno do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Professor Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, comemora sua aprovação no vestibular deste ano. Ele é o mais novo estudante de Arquitetura na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).  

Com o apoio da escola e dos familiares, além da sua dedicação, o jovem venceu obstáculos e alcançou essa conquista ao lado de vários outros colegas da unidade de ensino, também aprovados na Ufes e em outras instituições de Ensino Superior do Estado.

Durante os estudos para o vestibular, quando ainda estudava na Rede Estadual, Davi teve o apoio de um professor instrutor para aperfeiçoamento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e uma professora bilíngue com formação para o ensino da língua portuguesa na modalidade escrita.

A coordenadora pedagógica, Géssika Guakbert, reforça que a escola sempre trabalhou para promover a inclusão de todos os alunos, com deficiência ou não. “Ofertamos oficinas de Libras a todos os estudantes para que este fato não seja uma barreira entre eles. Outro ponto importante são os clubes de protagonismo em que todos têm a chance de desenvolver algo. Durante os clubes, o Davi ministrava reforço em Libras com os colegas”, contou.

Gertrudes Schimidt, a mãe de Davi, confirma a dedicação do filho em casa. “Ele sempre teve uma rotina de estudos. Nunca foi preciso pedir para que estudasse ou fizesse a lição de casa. Fico muito orgulhosa dele ter conseguido realizar este sonho”, disse.

Por Ascom/SEDU

AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *