Coleta seletiva em Vitória é referência no País

Mário Angelino visitou a Central de Serviços para conhecer a coleta seletiva de Vitória. Foto: Central de Serviços

Vitória, capital do Espírito Santo, coleta 3,5% de resíduos passíveis de reciclagem entre os materiais da coleta domiciliar. Esse é um número expressivo quando o assunto é coleta seletiva e, assim, Vitória é referência no País.

A média nacional de coleta seletiva é de 2,2%. Por causa disso, o vereador de Cacoal (Rondônia) Mario Angelino Moreira veio a Vitória em busca de informações sobre o serviço.

“Em Rondônia, temos dificuldade em relação ao tratamento de lixo, principalmente com entulhos. A prefeitura tentou implantar ecopontos, mas, como a população coloca de tudo nesses coletores e nosso clima é muito quente, acaba por ‘pegar fogo’, e esse pontos viraram pontos de fumaça e depósito de lixo. Viraram ‘ecolixos’. E isso atrapalha o desenvolvimento da cidade. Em Vitória, a coleta funciona. E isso despertou minha curiosidade de conhecer o que está dando certo”, comentou.

São recolhidas, em média, 350 toneladas de resíduos passíveis de reciclagem por mês, o que corresponde a 3,5% dos resíduos da cidade. “A nossa coleta seletiva quase dobrou. Saímos de um percentual de 2,1% para 3,5% de coleta de resíduos recicláveis. Trabalhamos com eficiência e transparência para melhorar a vida na nossa capital”, pontuou o secretário executivo da Central de Serviços, Marcos Aranda.

Ele ainda destacou a importância de Vitória ser referência no assunto. “Ficamos honrados com a presença de um representante de Rondônia em nossa cidade e nos colocamos sempre à disposição para levar nossa experiência e excelência a todos os municípios. É o que nossa gestão preza: um governo rápido, eficiente, transparente e objetivo”, disse.

Coleta

Moradores podem deixar resíduos recicláveis em ecopostos espalhados por várias partes da capital. Foto: Central de Serviços

Em Vitória, a coleta de lixo domiciliar acontece de segunda a sábado, inclusive feriados, e os moradores podem consultar o período da passagem do caminhão.

Também há a coleta seletiva porta a porta e possui ecopostos, que são os PEVs (Postos de Entrega Voluntária). São 72 equipamentos instalados em vários pontos de Vitória. 

Existem 726 condomínios cadastrados para coleta seletiva em diversos bairros. Os pedidos podem ser feitos pelo 156.

Ao todo, são 973 pontos de entrega voluntária na cidade, entre ecopostos, condomínios e postos de entrega voluntária em hospitais e prédios públicos.

Por Nelly Blanco

AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *