Cheia dos rios no leste de MG, ES e norte do RJ ainda preocupa

Segundo o Serviço Geológico do Brasil, as bacias dos rios Pomba (MG/RJ) e Doce (MG/ES) ainda apresentavam cotas de inundação. O nível dos rios na bacia do rio Muriaé (MG/RJ) baixou de inundação para alerta.

O nível do Doce tende a baixar em Governador Valadares e em Tumiritinga, mas a tendência é de subir em Colatina e em Linhares. 

Na sexta-feira, 6 de março, às 15 horas, o rio Pomba na região de Santo Antônio de Pádua (RJ) estava com 367 cm e a previsão era de chegar a 370 cm por volta da 1 hora da madrugada do sábado, 8 de março. A cota de inundação é de 310 cm.

Em Aperibé (RJ), o rio Pomba estava com 390 cm às 15 horas da sexta-feira, 6 de março, e a previsão era de chega aos 410 cm por volta da 1 hora da madrugada do sábado.

Na região de Cataguases (MG), o rio Pomba já havia baixado e estava abaixo da cota de inundação às 15 horas de 6 de março e a tendência é de que o nível continue baixando.

A  situação na bacia do rio Doce é mais preocupante. O nível do Doce está acima da cota de inundação em Governador Valadares, em Tumiritinga e em Linhares. Em Colatina, o Doce estava subindo ainda. 

Para a região Governador Valadares e Tumiritinga, a previsão do Serviço Geológico do Brasil

é de que o nível do rio caia gradualmente neste sábado.  Mas para Linhares, a previsão ainda era de elevação já na madrugada deste sábado.

Foto de Kátia Soares Ferreira, Santo Antonio de Pádua (RJ): enchente em 14/2/2020

Previsão de mais chuva para a bacia do rio Doce

Áreas de instabilidade continuam estacionadas sobre quase todas as regiões de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo provocando muita nebulosidade e chuva frequente no fim de semana.

No sábado, 7 de março, a chuva pode cair forte sobre a bacia rio Doce. O vale do Rio Doce, o Vale do Jequitinhonha, ambos em Minas Gerais. Pode chover forte também em áreas do Espírito Santo. O Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro pode ter chuva moderada.

Para o domingo, 8 de março, há previsão de chuva várias vezes no decorrer do dia no Noroeste, Norte e Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Para as demais regiões de Minas Gerais e para o Norte/Noroeste do Rio de Janeiro e demais regiões do interior fluminense tem previsão de chuva a partir da tarde.

por Josélia Pegorim

AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *