OPINIÃO

Pandemia

Prof. Dr. Valmor Bolan

 A Organização Mundial da Saúde declarou o coronavírus como pandemia e está causando mobilização dos profissionais da Saúde no mundo todo, especialmente nos países que já tiveram confirmados de contaminação. A população está apreensiva quanto ao que realmente fazer diante de uma crise sem precedentes, de dimensão global. Muitos procuram se informar pelas redes sociais e acompanhar os noticiários, para constatar o que é fato e o que é especulação. Nesse momento, é importante checar informações oficiais, para evitar procedimentos inadequados. “Nas últimas duas semanas, o número de casos de Covid-19 [doença provocada pelo vírus] fora da China aumentou 13 vezes e a quantidade de países afetados triplicou. Temos mais de 118 mil infecções em 114 nações, sendo que 4 291 pessoas morreram”, declarou Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. 

O que a OMS fez foi dar um alerta para o mundo da gravidade da situação, que requer medidas das autoridades públicas, para minimizar o impacto da pandemia mundial. “Estamos chamando todos os países para ativar e intensificar mecanismos emergenciais de resposta, buscar casos suspeitos, isolar, testar e tratar todo episódio de Covid-19, além de identificar as pessoas que tiveram contato com ele”, destacou Tedros Ghebreyesus. “Preparem-se, detectem, protejam, tratem, reduzam o ciclo de transmissão, inovem e aprendam”, ressaltou. A grande preocupação é com a disseminação do vírus, por isso atividades com grandes aglomerações estão sendo evitadas, com cancelamento de eventos, aulas, sessões legislativas, até mesmo cultos e missas. Dentre as medidas mais simples, recomenda-se lavar as mãos com frequência, e não sair de casa se apresentar sintomas, mesmo que leves. Geralmente as pessoas mais idosas estão mais vulneráveis.

De qualquer modo, é preciso que mantenhamos a calma, para evitar o pânico. O que precisamos agora é nos inteirar da situação, colher o máximo de informações e adotar as medidas preventivas necessárias. É hora de serenidade e solidariedade. Estejamos também em oração, para que possamos encontrar a paz interior que nos fortaleça nesse tempo de provação. 

Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Professor da Unisa. Ex-reitor e Dirigente (hoje membro honorário) do Conselho de Reitores das  Universidades Brasileiras. Pós-graduado (em Gestão Universitária pela OUI-Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal-Canadá.

AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES PODCAST PODCAST Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *