Bernadette Lyra debate as nuances da crônica no espaço cultural Thelema, em Vitória

Bernadette Lyra e Jace Theodoro conversam sobre o gênero crônica, que permeia suas obras mais recentes. Foto: Gelson Santana

No dia 26 de março (quinta-feira), o espaço cultural Thelema, no Centro de Vitória, vai receber o evento “Crônica em debate” com os escritores Bernadette Lyra e Jace Theodoro. Os dois escritores vão conversar sobre as nuances da crônica, que é o gênero dos seus livros mais recentes.

“Guananira” (editora a lápis e editora maré – 2019) reúne 25 crônicas de Bernadette Lyra sobre a nossa cidade-ilha, publicadas no Caderno Dois, do Jornal A Gazeta e na Revista Você, da Ufes. Nas crônicas selecionadas, o Centro é paisagem constante, um lugar de muitas vivências, lembranças e histórias da escritora, que nasceu em Conceição da Barra, mas também recebeu o título de cidadã vitoriense honorária.

Bernadette Lyra nasceu em Conceição da Barra/ES e tem prêmios literários obtidos por todo o país. Tem trabalhos em antologias, revistas e jornais do Brasil e do exterior. Alguns livros de ficção publicados: Memórias das ruínas de Creta (1997, 2ª ed. 2018); Tormentos ocasionais (1998); O parque das felicidades (2009); A capitoa (2014); Água salobra (2017); Ulpiana (2019). Como pesquisadora de cinema publicou O jogo dos filmes (2018) entre outras obras.

“Olhar de aceno para os lados” (editora maré – 2019), de Jace Theodoro, também é uma coletânea de textos escritos pelo cronista para o jornal A Gazeta e trata, segundo o autor, do olhar que ele pousa sobre o cotidiano, as agruras e delícias que, muitas vezes, passam despercebidas, são invisíveis ao senso comum. Seu olhar descreve tudo com doses de lirismo e humor, sem faltar a crítica, traços do seu conhecido estilo como escritor. Jace Theodoro é escritor, jornalista e ator. “Olhar de Aceno para os Lados” é o seu quarto livro de crônicas.

O evento é organizado pela Editora Maré, que nasceu em 2019, mas já vem se destacando no mercado editorial capixaba. Saiba mais em https://www.editoramare.com/

Por Lívia Corbellari

AGRONEGÓCIOS CIDADES Cultura DIREITO & JUSTIÇA Economia Geral Internacional NOTÍCIAS OPINIÃO OPORTUNIDADES Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *