O MUNDO ASSOLADO PELO CORONAVÍRUS

OPINIÃO | Por Prof. Dr. Valmor Bolan

A emergência da Covid 19 trouxe ao mundo uma avalanche de incertezas sobre que será a vida no planeta, daqui para frente, em meio a muitas controvérsias sobre quais medidas são mais acertadas de saúde pública para evitar que um grande número de pessoas morram por causa do coronavírus, deixando as autoridades sanitárias e governantes diante de dilemas difíceis, tendo em vista a novidade e a gravidade da situação, em nível global. O fato é que ninguém poderia imaginar uma crise como esta, em proporção tão grande, com consequências tão graves, em toda a sociedade. Todas as ações tomadas são experimentos, porque nem mesmo medicação ou vacina ainda existem para debelar a enfermidade. 

Nos países desenvolvidos, o sistema de saúde entrou em colapso pelo aumento de demanda, cujo exemplo mais impactante é o da Itália. Lá os hospitais são bem equipados, mas despreparados para receber um número tão alto de pacientes, por isso foi preciso, em certos momentos, escolher quem deveria viver ou morrer, pela falta de leitos na UTI e equipamentos apropriados, dentre eles, os respiradores artificiais. Isso porque a Covid 19 provoca danos no sistema respiratório, exigindo que os casos só tenham chances de se recuperar com os respectivos respiradores artificiais. A dúvida agora é como o Brasil enfrentará esse problema, com um sistema de saúde muito mais precário e com um número muito maior de pessoas que poderão ser infectadas e necessitadas de tratamento adequado. Por isso, em São Paulo já estão sendo montados hospitais de campanha (no Pacaembu, no Anhembi, etc.), porque se prevê que muitas pessoas irão precisar de atendimento, especialmente os idosos.

Estamos diante de uma das maiores calamidades públicas, correndo contra o tempo para buscar medidas que evitem o pior. Ainda sabemos muito pouco sobre a origem do novo coronavírus. Há teses conspiratórias por toda a parte. A direita acusa a China de ter fabricado o vírus em laboratório com arma biológica, a esquerda acusa os Estados unidos de terem produzido o vírus e espalhado na China. Mas estudos publicados em importantes revistas científicas afirmam que o coronavírus não foi fabricado em laboratório, mas que muito provavelmente surgiu como resultado de um processo de seleção natural. Uma coisa é certa: a ditadura chinesa é responsável pela dimensão cósmica do desastre. A ditadura escondeu. Os chineses pagaram com vidas. E agora o mundo todo paga também. Em meio a tudo isso, precisamos buscar manter a calma  e agir com prudência.

Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Professor da Unisa. Ex-reitor e Dirigente (hoje membro honorário) do Conselho de Reitores das  Universidades Brasileiras. Pós-graduado (em Gestão Universitária pela OUI-Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal-Canadá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *