Linhares lança serviço de primeiros cuidados psicológicos para enfrentar a ansiedade devido à covid-19

O serviço é destinado às pessoas que sintam necessidade de conversar, por meio de mensagens, com um psicólogo por medo e ansiedade devido à pandemia da Covid-19. Foto: Arquivo/Secom/PML/ES

Começa a funcionar nesta segunda-feira (6) o serviço de escuta e acolhimento, criado pelo município de Linhares, Norte do Espírito Santo, para o enfrentamento do novo coronavírus. Oferecido exclusivamente via aplicativo Whatsapp, por meio do link: https://chat.whatsapp.com/D7PgrGQibSD6KCVQJS57xo

O serviço é destinado às pessoas que sintam necessidade de conversar, por meio de mensagens, com um psicólogo por medo e ansiedade devido à pandemia da Covid-19.

O projeto de primeiros cuidados psicológicos foi idealizado pela secretaria municipal de Saúde, por meio do Setor de Saúde Mental. O atendimento será feito por 12 (doze) psicólogos clínicos experientes, que normalmente atendem nos ambulatórios da Secretaria da Saúde e que agora estão com as atividades suspensas devido à pandemia. Se houver necessidade, a equipe poderá ser ampliada.

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, exclusivamente pelo link do grupo: https://chat.whatsapp.com/D7PgrGQibSD6KCVQJS57xo O usuário poderá chamar o plantonista para uma orientação no privado, e, caso haja a necessidade uma ligação de áudio poderá ser realizada.

Vale ressaltar que os atendimentos do projeto de apoio psicológico não substituem a psicoterapia presencial ou online.

Casos Positivos e Suspeitos

O projeto de apoio psicológico também será estendido aos pacientes testados positivos ou que estão com suspeita do novo coronavírus. Hoje, Linhares possui 8 (oito) casos confirmados, três curados e 91 casos suspeitos.

Apoio e proteção

O projeto é coordenado por um grupo de 12 psicólogos. Uma destas profissonais é Jamily Pratissoli Cesconetto, psicóloga da secretaria municipal de Saúde, que explica que este será um serviço de apoio e proteção emocional, também estendido aos pacientes com diagnóstico positivo e que aguardam o resultado do exame para o novo coronavírus.

“No início do período de isolamento social pode ser um pouco mais fácil para a maioria. Com o tempo, isso pode trazer efeitos, que mudam de pessoa para pessoa. Alguns podem sentir mais a ansiedade, podem ter depressão. Os efeitos dessa pressão psicológica variam”, disse Jamily.

Ela informou ainda que, nos casos mais graves, a pessoa poderá ser orientada para buscar o serviço disponível na rede municipal, conforme cada situação.

“Neste momento de enfrentamento da pandemia da covid-19, é de suma importância a realização de ações e estratégias para o conforto emocional de toda população, principalmente dos profissionais que estão na assistência direta às pessoas. Importante pensar o cuidado em saúde de forma integral, frente a reações e sentimentos de sobrecarga, desorientação, ansiedade e medo diante desta crise”, observa Valéria Fiorot, psicóloga que também está na coordenação do projeto. 

Valéria esclarece ainda que, caso os psicólogos percebam alguma situação delicada que possa resultar na instalação de alguma patologia, o paciente será orientado a buscar os serviços  oferecidos de forma gratuita pela secretaria municipal de Saúde.

“Alguns podem sentir medo, ficar angustiados. Queremos contribuir para a proteção da população de uma forma em geral, aqueles que estiverem em casa fazendo o trabalho remoto e aqueles que não podem exercer sua atividade profissional neste momento. Será uma abordagem com escuta acolhedora e orientações técnicas”, declara a psicóloga.

Serviço: Primeiros Cuidados Psicólogicos

Para a população em geral: https://chat.whatsapp.com/D7PgrGQibSD6KCVQJS57xo

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h

Psicólogos do Projeto
  • Ana Maria Magesky – CRP 16/2414
  • Célio Roberto Rodrigues de Araújo – CRP 16/3305
  • Giselle Anne Dell Santo V. Bisi – CRP 16/3868
  • Jamily Pratissoli Lorenzoni Cesconeto –  CRP 16/990
  • Jones Cavaglieri Vergna – CRP 16/3308
  • Mariza Lubiana Nali      –     CRP 16/1941
  • Mayani Giuberti  – CRP 16/3359
  • Michele Agrizzi Altoé Matias CRP-16/1728
  • Monique Freire Vendramine – CRP 16/1504
  • Rodrigo B. Viguini – CRP 16/3710
  • Valéria F. Fiorot – CRP 16/903
  • Vanusa Lepaus – CRP 16/2683

Por Alexandre Araújo

Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *