Linhares distribuirá 200 mil máscaras de tecido para toda a população

Os equipamentos de proteção individual fazem parte das medidas adotadas pelo Município para ampliar a prevenção contra o coronavírus. Fotos: Secom/PML/ES

O município de Linhares, Norte do Espírito Santo, distribuirá 200 mil máscaras 100% algodão aos moradores da sede e do interior do município, a partir deste fim de semana. O investimento do município é na ordem de R$ 420 mil com recursos próprios. Os equipamentos de proteção individual fazem parte das medidas adotadas pelo Município para ampliar a prevenção contra o coronavírus.

A distribuição foi uma decisão do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, com participação de sceretários municipais, das equipes de Vigilância em Saúde e Atenção Primária do município e dos hospitais HGL, Rio Doce e Unimed, liderado pelo prefeito Guerino Zanon.

O município adquiriu 150 mil unidades e as outras 50 mil serão doadas pela indústria de confecções Água Viva -, que produz a EPI. Cada máscara é confeccionada em algodão, com camada dupla, sendo uma delas filtrante. São três modelos: para crianças, adolescentes e adultos, e seguem as recomendações do Ministério da Saúde.

A distribuição dos equipamentos contará com a participação das congregações religiosas, associação de moradores dos bairros e das comunidades do interior, de entidades socioassistenciais e entidades representativas como Câmara de Dirigentes Lojistas de Linhares (CDL), Sindicomerciários, sindicatos do vestuário e da construção civil, por exemplo.

O prefeito destaca que o uso das máscaras serão implementadas às demais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Prefeitura de Linhares desde o início da pandemia, como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e a higienização das mãos, ações que interrompem o ciclo do novo Covid-19.

“Já foi comprovado que o uso das máscaras diminui o contágio do coronavírus. Campanhas educativas para o uso da máscara começarão a sensibilizar as pessoas para aderirem ao uso, que junto à higiene das mãos e o distanciamento ideal entre as pessoas, podem fazer com que a nossa cidade se distancie das estatísticas altas de contágio”, afirmou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, reforçando que o uso é individual e nunca deve ser compartilhada.

O secretário Municipal de Saúde, Saulo Meirelles, destaca que existe uma tendência de aumento do número de casos da doença nos meses de abril e maio, mas, toda a população fazendo o uso correto da máscara, o risco de transmissão tende a diminuir de forma significativa.

“As pessoas nunca dependeram tanto uma das outras como agora para se protegerem. Como existe uma tendência do aumento na curva de crescimento da doença entre abril e maio, o uso coletivo das máscaras trará um resultado muito positivo, ainda mais agora que a transmissão se tornou comunitária, ou seja, não temos como monitorar qual o origem do contágio, o que dificulta as ações da vigilância do município. Por isso, os cuidados devem ser redobrados”, disse o secretário de Saúde.

Como utilizar as máscaras?

Na embalagem da máscara haverá um folheto informando sobre a forma correta de uso e higienização para que seja reutilizada. É necessário o uso de sabão ou água sanitária, deixando de molho por 30 minutos. As máscaras são produzidas para cobrir totalmente a boca e nariz para que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

A orientação dos profissionais de saúde é que toda a população que realmente precisar sair de casa utilize máscaras, para evitar que partículas contaminadas sejam disseminadas no ambiente.

Por Alexandre Araújo

Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *