Mais 5,5 mil mudas de açaí são entregues a produtores de Linhares

Ao todo foram contemplados 14 produtores das localidades de Brejo Grande, Povoação, Olaria, Jataipeba, Bananal do Sul e Degredo. Fotos: Secom/PML

O município de Linhares, Norte do Espírito Santo, por meio secretaria Municipal de Agricultura concluiu a entrega das 5,5 mil mudas de açaí para os produtores do Polo Litoral, um dos cindo Polos do Programa Municipal de Fruticultura, implantado no ano passado no município. Ao todo foram contemplados 14 produtores das localidades de Brejo Grande, Povoação, Olaria, Jataipeba, Bananal do Sul e Degredo. 

Além das mudas, todos os produtores recebem acompanhamento e instruções técnicas sobre o plantio e tratos na lavoura. “O apoio e incentivo da prefeitura é muito importante para pequeno produtor, nos ajuda a seguir em frente e assim produzir mais e com mais qualidade. As mudas vão diversificar a nossa lavoura. Estamos animados e esperamos que elas produzam muito”, frisou o produtor de Bananal do Sul, Hercules Alves Bastos.

O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, falou sobre a entrega das mudas. “Nosso objetivo com o programa Programa Municipal de Fruticultura, que também conta com cultivo de uva, cajá manga anão, limão e goiaba, é diversificar as culturas nas propriedades rurais. O consumo de açaí tem aumentado no país e no mundo, por isso é uma fruta que tem grande potencial para gerar renda. Estamos felizes por ter tido o apoio dos produtores de Linhares, que viram no programa uma forma de agregar valor em sua produção agrícola”, ressaltou.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, frisou que o programa foi implantado para criar novas alternativas de renda e diversificar a economia das famílias que vivem da agricultura familiar em Linhares.

“Somos um município com grande potencial e condições climáticas favoráveis à produção de frutas. Esse segmento vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e criamos o programa para fomentar essa produção, incentivando nossos produtores rurais com a doação das mudas e treinamento técnico. Acreditamos na capacidade de geração de renda das famílias rurais, por meio da diversificação pela fruticultura, e estamos empenhados para colaborar com o desenvolvimento agrícola em nosso município”, destacou Guerino.  

O Programa

O Programa Municipal de Fruticultura é dividido em cinco polos instituídos: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas), a uva; Polo Baixo São Rafael (localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.

O programa foi elaborado por uma consultoria especializada, pela equipe de Secretaria Municipal de Agricultura e instituições parceiras. As definições dos polos e as frutas a serem cultivadas foram baseadas nos estudos técnicos que identificaram, baseado nas características agronômicas de solo e clima, quais frutas eram propícias para cada região.

Por Paola Nali 

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *