Linhares recebe nesta quarta-feira (13) equipes de Saúde para iniciar Inquérito Sorológico do coronavírus

A secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a secretaria Estadual de Saúde (Sesa), do Governo do Estado do Espírito Santo, realiza entre os dias 13 a 15 de maio, a primeira fase do “Inquérito Sorológico” em Linhares. O inquérito, que é uma campanha de testagem da população para a detecção de anticorpos do novo Coronavírus (Covid-19), vai identificar a atual situação epidemiológica no Espírito Santo.

Durante os três dias da ação em Linhares,  sete equipes da saúde irão visitar residências em sete bairros do município. As áreas escolhidas seguem o critério de setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As equipes vão percorrer os bairros: Araçá, Aviso, Bebedouro, Canivete, Interlagos, Conjunto Juparanã e Movelar.

O secretário de Saúde, Saulo Meirelles, explicou como será a campanha. “O participante responderá uma pesquisa e será coletado duas gotas de sangue para um teste rápido que fornecerá o resultado entre 10 a 15 minutos. O teste vai verificar se essa pessoa já entrou ou não em contato com o coronavírus. Com o inquérito vamos ter a oportunidade de identificar quantos casos da doença tivemos de fato no município, o que vai contribuir no planejamento das ações de combate à Covid-19”, frisou.

A campanha será realizada em quatro etapas: de 13 a 15 de maio; 31 de maio a 02 de junho; 17 a 19 de junho; e de 04 a 06 de julho.  Em cada etapa serão testadas cerca de 280 amostras, totalizando, aproximadamente, 1.120 testes realizados em moradores do município.

Como vai funcionar

Serão realizados sorteios para a escolha do domicílio e do cidadão que participará do questionário a ser aplicado pelos pesquisadores. O sorteio faz parte da metodologia do estudo para garantir o resultado mais próximo do real.

No caso do paciente sorteado ser positivo, os demais moradores do imóvel serão testados, entretanto, a notificação para o inquérito será apenas do residente entrevistado. Além disso, se a equipe encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para o atendimento em unidade referenciada para a doença.

Campanha estadual

Foram selecionados 27 municípios para a pesquisa do Inquérito Sorológico. Os 11 municípios com a maior população farão parte das quatro etapas, com pesquisas a cada 15 dias, que são: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

Os municípios de menor densidade populacional, 16 ao todo, se alternam a cada 30 dias. Na primeira e terceira etapa: Aracruz,Barra de São Francisco, Castelo, Guaçuí, Guarapari, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante. Na segunda e quarta etapa: há alternância para Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana. 

Por Alexandre Araújo

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *