Após três discos e viralizar na internet, João Bernardo deixa fluir o “Encontro dos Rios”

Quarto álbum do compositor, “Encontro dos Rios” estará em todas as plataformas nesta sexta-feira, 15; clipe da canção que dá nome ao disco também vai ao ar no YouTube. Fotos: Livia Fialho

Aquela cena clássica: o compositor, o violão, o banquinho e a MPB. É assim que João Bernardo, hoje morador e imerso na energia cultural da Barra do Jucu, em Vila Velha, faz canções. Mas com talento e sensibilidade que o fizeram se destacar no novo cenário da música, ter composição – “Queria Me Enjoar De Você” – com mais de 3 milhões de visualizações no YouTube e ser gravado e tocado por nomes como Elisa Lucinda, Pedro Luís, Ana Clara Horta, Júlia Bosco e Liniker.

Após toda essa estrada, a maturidade e a reflexão incessante sobre o mundo e as pessoas, João Bernardo deixa fluir nesta sexta-feira, 15, “O Encontro dos Rios”, quarto álbum do compositor que estará disponível em todas as plataformas digitais em parceria com o selo Dubas.

São nove faixas no trabalho e a canção que dá nome ao disco – quinta do álbum – ganhará destaque com um clipe intrigante e participação especial de Ana Cláudia Lomelino, a Mãeana – que marca presença também em “Longe Daqui (É Perto De Outro Lugar)”, a primeira música do CD.

A música “Encontro dos Rios” e o clipe são intrigantes. Pressupõem paz com belas imagens e as vozes doces de Mãeana e João, mas o arranjo musical lembra a todo momento a inquietude da modernidade. “Tudo pode ficar para amanhã”, diz a letra. Mas é como se no fundo tivesse alguém contestando tal alento – e a canção termina com águas remexidas e aperto no peito.

O disco “Encontro dos Rios” é assim mesmo: com melodias agradáveis, mas sem lugar comum, resultado certeiro da parceria de João Bernardo com os músicos que gravaram todas as faixas: Bem Gil (filho de Gilberto Gil), que gravou guitarra e flauta; Domenico Lancellotti, que tocou bateria, percussão e synths; e Bruno Di Lullo – gravou baixo, violão, synths e assina a produção do álbum ao lado de Fabiano França.

O novo álbum de João Bernardo tem a força da natureza

“A escolha dos músicos foi feita com rigor estético para estar totalmente de acordo com a busca pelo som que tocava na minha cabeça. E pela primeira vez eu optei por um processo em que eu cantava as canções à capela, nós escolhíamos quais entrariam no disco na hora e os músicos interpretavam. A ideia era deixar a música vestir a roupa que a intuição coletiva entendesse. E tudo fluía muito bem”, conta João.

“Encontro dos Rios” foi gravado no estúdio Palco, no Rio de Janeiro; e mixado e masterizado no estúdio Rockit, também em terras cariocas. A arte da capa é de André Dahmer, cartunista da série “Os Malvados” e que ao lado de João é também compositor da faixa-título. A capa do disco é uma foto esplêndida registrada por Dahmer na praia de Nazaré, em Portugal. A imagem representa “um homem caminhando de encontro ao mar, duas forças da natureza se encontrando”.

O novo álbum de João Bernardo tem a força da natureza, está perto e longe do ouvinte a todo momento, está no leito do rio e na correnteza, no meio das ondas gigantes de Nazaré e na brisa leve sob o sol.

Resultado de uma vida dedicada à composição, à melodia, ao violão, ao banquinho e à inovação da MPB. João Bernardo, tal como o rio Itabapoana, banha Minas Gerais, onde nasceu; Rio, onde consolidou a carreira; e Espírito Santo, onde, como ensina Milton Nascimento, não deixa o sonho envelhecer.  

Por Felipe Izar

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *