“VILA VELHA 485 ANOS” será tema de live neste sábado (23)

A live será feita em uma transmissão pelo Google Meet | Foto: divulgaçao

Vila Velha, na região metropolitana do Espírito Santo, festeja seus 485 anos neste sábado (23). Para prestar sua homenagem, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Cultural, vai realizar uma “live” – Vila Velha 485 ANOS – História e Identidade, às 14h, com três professores renomados: Luiz Cláudio Ribeiro, Rafael Simões e João Eurípedes Franklin Leal. A live será feita em uma transmissão pelo Google Meet. Para participar, basta clicar AQUI

De acordo com o subsecretário municipal de Cultura, Eliomar Mazoco, neste período de pandemia do coronavírus, o aniversário da cidade será realizado com uma reflexão sobre o passado e o futuro do município. “Faremos quatro lives neste mês de maio com temas que marcam de maneira importante a cidade, história, economia criativa, turismo e a cultura. São temas importantes com pensadores destacados no país, que vão trazer um cenário de como enfrentar os tempos desafiadores de reinvenção de nossa cidadania, cultura e economia”, garantiu Mazoco.

O doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Luiz Cláudio Ribeiro¸ pretende discutir a historiografia do Espírito Santo com uma abordagem recente, crítica, e que descontrói a ideia de uma colonização. “A colonização pressupõe que nós fomos concebidos como sociedade como uma subsociedade da sociedade europeia, que em tese nos colonizou. O que vamos apresentar é uma visão que vai partir de um referencial local, valorizando o papel do Espírito Santo e a presença de povos existentes no Espírito Santo, muito antes da chegada dos colonizadores europeus”, enfatizou.

O doutorando em História pela Ufes e professor da Universidade de Vila Velha (UVV), Rafael Simões, por sua vez, explicará o desenvolvimento de Vila Velha mais recente. “Do ponto de vista histórico, mesmo que rápido com destaques ao longo deste período da década de 1930 para cá. Destacar os principais processos de desenvolvimento da cidade e como isso impacta o nosso momento de desenvolvimento atual e as perspectivas que a gente tem, além do que podemos, a partir disso, tirar da crise desta pandemia do coronavírus que estamos vivendo”, finalizou.

Durante a live, outros assuntos da história e identidade do Espírito Santo serão abordados, já que neste 23 de maio também marca o início da Colonização do Solo Espírito-Santense. Esta é a primeira de uma série de quatro lives. Participe também das lives entre os dias 25, 26 e 27 de maio, às 16 horas, com os temas ‘Um futuro criativo’, ‘Turismo de qualidade’, e ‘Cultura e Desenvolvimento’, respectivamente.

Texto: Peggy Maressa

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *