Governo do ES quer transferir imóveis do Estado para municípios

Proposta doa uma área de 1,1 mil m2, na Rua Antônio de Andrade, no Distrito de São João do Sobrado, para o município de Pinheiros construir Unidade de Saúde | Foto: Reprodução

O Poder Executivo estadual encaminhou para a Assembleia Legislativa (Ales) seis Projetos de Lei (PLs): cinco tratam de pedido de autorização para doação de imóveis do Estado para municípios capixabas e um de convalidação de permuta. De modo geral o objetivo é para a instalação ou continuidade da prestação de serviços públicos às comunidades locais.

As proposições destacam a necessidade de se dar a finalidade acordada aos respectivos imóveis dentro do prazo legal, sob pena de reversão da doação dos mesmos. Além disso, o ente beneficiado terá que arcar com eventuais impostos, tributos, despesas com escritura e registro do imóvel, entre outros.

Segundo o PL 300/2020 o imóvel com área de 2 mil m2 na Rua Elaine Silva Friebel, nº 110, bairro Romão, Vitória, será para funcionamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Jacinta Soares de Souza e Lima. A prefeitura terá um período de cinco anos para demolir a edificação atual e construir a nova escola.

Já o PL 301/2020 doa terreno de 70 mil m2 na localidade de Padre Mathias, bairro Pica-pau, Cariacica, para instalação de cemitério e estrutura para serviços afins ao Poder Público municipal, que terá um prazo de cinco anos para a realização da obra.

Os projetos de lei 302 e 303/2020 doam imóveis aos municípios de João Neiva e Pinheiros para funcionamento de unidades de saúde. O primeiro tem 375 m2 e fica na Praça Benedito Gadioli e o segundo possui área de 1,1 mil m2, na Rua Antônio de Andrade, s/nº, no Distrito de São João do Sobrado.

Um dos PLs, o 304/2020, solicita autorização legislativa para doação de terreno com 19 mil m2 na localidade de Vila Verino Sossai, no bairro Jardim Limoeiro, Serra, para fins de regularização fundiária. A prefeitura terá 15 anos para consolidar a destinação da área. “Trata-se de área já consolidada, com perfil de interesse social, e que o processo de regularização fundiária é de fundamental importância para as famílias residentes e para o desenvolvimento do local”, justifica o governador Renato Casagrande (PSB).

Por fim, o PL 305/2020 versa sobre a convalidação de permuta de imóvel com o município de Vargem Alta. O Estado vai transferir um terreno de 1,1 mil m2, situado na Rua Nelson Lyrio para a prefeitura e receber uma área de 2 mil m2, na Avenida Tufy David, onde já funciona o atual Fórum Desembargador Carlos Soares Pinto Aboudib. 

Por Gleyson Tete

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *