Prorrogado prazo para inscrição no CadÚnico no ES

Matéria foi analisada pelas comissões de Justiça, Saúde, Cidadania, Assistência Social e Finanças | Foto: Divulgação

Os deputados estaduais do Espírito Santo aprovaram, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (27), o Projeto de Lei (PL) 299/2020, do governo do Estado. A medida prorroga o prazo de inscrição de famílias no Cadastro Único (CadÚnico) tendo em vista o pagamento do benefício Cartão Reconstrução ES. Esse benefício foi criado no início do ano para famílias de baixa renda atingidas pelas fortes chuvas do mês de janeiro de 2020.

A matéria foi analisada pelas comissões de Justiça, Saúde, Cidadania, Assistência Social e Finanças. O PL altera a Lei 11.102/2020, responsável por criar o auxílio financeiro, no valor de R$ 3 mil, destinado a compra de móveis, eletrodomésticos e material de construção. De acordo com a lei vigente, a seleção das famílias aptas a receber o benefício deveria ser concluída, pelos municípios, até o dia 1° de julho deste ano.

Com a mudança, o responsável familiar que ainda não recebeu e tem esse direito poderá requerer o auxílio financeiro até essa data e os municípios passam a ter um prazo maior – até 31 de julho – para enviar os cadastros à Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), responsável por essa ação.

A mudança proposta pelo governo também altera outro prazo, de 90 para 135 dias, para as publicações informando a respeito do direito ao auxílio financeiro. Esse prazo é contado da primeira publicação em jornal de grande circulação informando que as famílias atingidas e ainda não cadastradas podem realizar a inscrição no CadÚnico.

Na justificativa, o governo pontua a necessidade dessa mudança levando em consideração que muitos municípios suspenderam ou reduziram o atendimento desde o final do mês de março por conta da pandemia pelo novo coranavírus.

Além disso, houve aumento da demanda na área em função da concessão do auxílio emergencial pelo governo federal, criado devido à situação de emergência em saúde pública. O Executivo estadual também pontua que desde o dia 13 de abril o sistema do Cadastro Único passa por instabilidade, prejudicando o atendimento que é realizado nos municípios.

Essas mudanças visam atender famílias ainda não inscritas no CadÚnico – o benefício está sendo pago àquelas já registradas no sistema e que se encaixam nos critérios para receber o cartão. O CadÚnico é um cadastro unificado nacional ligado ao Ministério da Cidadania e operacionalizado pelas prefeituras para as famílias que têm direito a usar benefícios de programas sociais, como o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo.

Por Gabriela Zorzal

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *