Hospital São Marcos vai receber mais de R$ 1,3 milhão de auxílio financeiro emergencial

O recurso poderá ser usado na aquisição de medicamentos, suprimentos, insumos e produtos hospitalares para o atendimento adequado à população | Foto:Ascom/PMNV

O Hospital São Marcos (HSM), em Nova Venécia, região Norte do Espírito Santo, será um dos contemplados nesta segunda parcela dos recursos de auxílio financeiro emergencial para o controle da Pandemia da COVID-19, criado pela Lei nº 13.995, de 5 de maio de 2020, do Ministério da Saúde. O recurso, na ordem de R$1.319.856,49 será utilizado para serviços ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade, para enfretamento da pandemia de coronavírus.

O critério de rateio para alocação dos recursos disponibilizados teve como base o quantitativo de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde até o dia 12 de maio.

O prefeito Lubiana Barrigueira salienta que este recurso vai permitir aos estabelecimentos de saúde uma atuação de forma coordenada no controle do avanço da pandemia da Covid-19. “Os hospitais também registraram queda brusca na receita já que que houve diminuição da produção dos serviços hospitalares, como cirurgias eletivas, desde o início da pandemia por todo o Brasil. Com esse recurso as instituições de saúde poderão investir naquilo que neste momento é a maior emergência”, conclui o prefeito.

O diretor do HSM, Alessandro Aguilera, celebra a medida. “O recurso veio a tempo de evitar que algo mais grave acontecesse junto a essas instituições filantrópicas que são tão importantes para o Sistema Único de Saúde – SUS e que nesse momento sofrem com a desocupação hospitalar, com quedas brutais nas receitas. O HSM em abril registrou uma queda de receita de 40% e 36% em maio. Isso sem levar em conta o aumento de algumas despesas como EPIs por exemplo, onde alguns itens tiveram aumento de três mil por cento em abril. Não fizemos demissões em massa como outras instituições tiveram de fazer. Continuamos prestando serviço com o mesmo quantitativo de profissionais que tínhamos antes da pandemia. São mais de 200 mães e pais de família que fazem parte de nosso quadro de profissionais, entre próprios e terceirizados. Isso mostra a importância da gestão em momentos de crise. Considerando que a doença se arrasta por tempo indeterminado e o HSM tem atendido um quantitativo de pacientes muito abaixo da sua normalidade e também o agravamento nos casos de Covid-19 no país, o recurso destinado é de vital importância para a manutenção de nossas atividades, dando o suporte necessário à população em um momento tão delicado. Agradecemos o empenho de todos que atuaram junto ao Governo Federal para que esse auxílio fosse possível ser feito a essas instituições”, finaliza.

O recurso poderá ser usado na aquisição de medicamentos, suprimentos, insumos e produtos hospitalares para o atendimento adequado à população, na aquisição de equipamentos e na realização de pequenas reformas e adaptações físicas para aumento da oferta de leitos de terapia intensiva, além da contratação e o pagamento dos profissionais de saúde necessários para atender à demanda adicional.

Com informações da Ascom/PMNV

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *