Projeto CantaroLAR homenageia e valoriza profissionais da saúde em Linhares por meio da música

A iniciativa visa valorizar o trabalho dos profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus | Fotos: Felipe Tozatto

Em meio à pandemia, nada melhor do que receber uma boa música na porta de casa ou no local de trabalho, não é mesmo? Isso é o que vem sendo feito com muito amor e carinho pelos músicos da secretaria municipal de Assistência Social, através do projeto CantaroLAR.  Com 45 dias em execução, o projeto já atingiu a marca de 170 apresentações no Município.

Sucesso por onde passa o projeto que no início tinha a proposta de levar música, amor e união, somente aos idosos assistidos nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) de Linhares, na região Norte do Espírito Santo, foi abraçado pela população e agora também chega até as Unidades de Saúde do Município. A iniciativa visa valorizar o trabalho dos profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus.

Na última sexta-feira (05), os músicos visitaram as Unidades de Saúde dos bairros Linhares V, São José e Nova Esperança. A surpresa deixou os profissionais muito emocionados.  Até o momento, o projeto já prestou homenagem para profissionais de 17 Unidades de Saúde.

“Estamos todos emocionados. Foi uma surpresa maravilhosa. Receber esses músicos num momento difícil como esse, alivia nossa alma e valoriza nosso trabalho. Além disso, é uma forma de incentivar nossos profissionais a trabalhar com ainda mais amor e persistência para combater o coronavírus”, disse a coordenadora da Unidade de Saúde da Família “Maria Souza dos Santos” do bairro Linhares V, Aparecida Taqueti. 

Já a agente de saúde Fernanda Coelho Rodrigues que também atua na Unidade de Saúde do bairro Linhares V, não conteve as lágrimas durante toda a apresentação. “Desde a primeira até a última música chorei de emoção o tempo todo. Foi tudo muito lindo e especial”, comentou emocionada. 

De acordo com o maestro e coordenador musical da Prefeitura de Linhares, Adimar Zardo Salvador, realizar o projeto nas Unidades de Saúde é uma forma de agradecer e valorizar o trabalho desses profissionais que atuam dia e noite no combate a Covid-19. “Prestar homenagens a esses profissionais através da música, é uma forma de agradecimento e valorização pelo importante trabalho prestado por eles à população de Linhares nesse momento de pandemia. Isso mostra todo nosso reconhecimento do esforço de cada um deles que atua na linha de frente para nos proteger e combater esta doença”, pontuou.

Ao ser questionado sobre o número de apresentações já realizadas no município o maestro respondeu: “É muito satisfatório chegar à marca de 170 apresentações em tão pouco tempo. Praticamente todos os dias várias pessoas ligam para a secretaria querendo receber nossos músicos em seus lares. Isso nos deixa muito feliz, pois sabemos que o Cantarolar está fazendo a diferença na vida de muitos linharenses nesse momento tão difícil”, respondeu. 

“Nossos músicos estão de parabéns. Eles estão transformando a vida desses profissionais da saúde que trabalham para cuidar dos linharenses e combater a doença em nosso município. É um belo projeto que busca levar um pouco de alegria a esses profissionais, onde todos os dias estão tendo de lidar com novos desafios”, destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Como é realizado as apresentações nas Unidades de Saúde

As apresentações são feitas em áreas livres, como nos pátios das unidades ou mesmo nos estacionamentos, como forma de prevenção ao novo coronavírus. Nesses locais, os músicos realizam visitas surpresas.

Apesar da composição do projeto ser de 10 músicos, devido às medidas para enfrentamento da pandemia do coronavírus, apenas cinco músicos são escalados para cada apresentação, numa espécie de rodízio. O objetivo é evitar aglomerações, seguindo o que determina os decretos Estadual e Municipal sobre a COVID-19.

Por Julimar Rampinelli 

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *