Deputados do Espírito Santo denunciam pacientes com coronavírus misturados com casos suspeitos no Dório Silva

Deputado Vandinho Leite (PSDB) | Fotos: Ellen Campanharo

Os deputados estaduais Carlos Von (Avante), Delegado Danilo Bahiense (PSL), Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), Torino Marques (PSL) e Vandinho Leite (PSDB) apresentaram nesta segunda-feira (22) denúncia, com nova representação nos Ministérios Público Federal e Estadual, contra o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. A razão é a falta de protocolo especial no hospital Dório Silva, na Serra, para separar pacientes com suspeita do novo coronavírus daqueles que já tiveram constatada a doença. Em recente reunião, o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM/ES) confirmou a falta dessa prática.

Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos)

Na representação, os parlamentares detalham que o Ministério da Saúde  atenta para a necessidade de acomodar os casos suspeitos ou confirmados pela Covid-19, preferencialmente, em um quarto privativo, com porta fechada e bem ventilado (com janelas abertas). Se isso não for possível, o serviço de saúde deve, então, estabelecer a acomodação dos pacientes em coorte, ou seja, separar cada tipo de paciente (com suspeita ou confirmado) em uma determinada enfermaria ou área.

Contudo, segundo a denúncia dos deputados estaduais, no Hospital Dório Silva inexiste tal prática, “tendo em vista estarem na mesma acomodação, sem nenhuma divisão, pacientes suspeitos com pacientes confirmados”, atesta a representação protocolada.

Delegado Danilo Bahiense (PSL)

Além disso, o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM/ES) realizou reunião com os parlamentares, no dia 17 de junho, trazendo conhecimento técnico e direção dos problemas e, ainda, confirmando essas irregularidades que foram apresentadas por médicos e por profissionais de saúde que atuam na unidade hospitalar, na Serra.

O documento ressalta que “a vida dos pacientes está sendo colocada em risco” e que “é necessário que o Estado crie condições de atendimento nas unidades de saúde”. Diante dos fatos verificados, os parlamentares pedem que sejam tomadas as providências civis e criminais com o objetivo de garantir a integridade de cada cidadão atendido.

No último dia 17, os deputados já haviam protocolado, no Ministério Público do Trabalho, outra representação contra o secretário de Estado da Saúde. Nela, houve a denúncia de irregularidades e infrações trabalhistas. Essa representação continha imagem, apresentada e denunciada pelos próprios funcionários do Dório Silva, na qual demonstrava que colegas tinham de deitar-se em papelões, próximos a contêineres, para realizar o descanso ou se alimentarem.

Outra providência tomada pelo grupo foi um envio de ofício, ainda na segunda-feira (22), ao Corpo de Bombeiros, na figura do comandante-geral da corporação, coronel Alexandre Cerqueira, com pedido de fiscalização dos militares para verificar se as condições de segurança dos hospitais públicos estão em dia.

Por Kamilli Rampinelli

Últimas notícias

Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *