Animais silvestres em cativeiro são apreendidos em Linhares

A multa para essa infração ambiental pode variar entre R$ 500,00 e 5 mil | Foto: Secom

Somente na manhã desta quarta-feira (22), cerca de 30 animais silvestres entre jabutis, papagaios, canários da terra, curiós e coleiros, foram apreendidos em cativeiro nos bairros Shell e Interlagos, no município de Linhares, região Norte do Espírito Santo. Essa foi uma ação integrada do Departamento de Fiscalização Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e da Polícia Militar Ambiental. A multa para essa infração ambiental pode variar entre R$ 500,00 e 5 mil. A ação aconteceu também nos demais bairros da sede do Município.

De acordo com a diretora do Departamento de Fiscalização Ambiental, Jamara Silva, os animais possivelmente eram vítimas de comércio irregular e serão encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Silvestres – Cereias, em Aracruz, onde serão reabilitados e novamente inseridos em seu habitat natural. Na oportunidade, os agentes também apreenderam mais de 20 gaiolas e três açalpões utilizados como armadilha para capturar os pássaros.

“Chegamos a essas residências através de delações recebidas nos canais de denúncias do Município. Para denunciar não é preciso se identificar, bastando apenas informar o endereço do cativeiro para que a fiscalização possa se encaminhar ao local. Os animais são apreendidos e os responsáveis pela infração são multados”, informou Jamara. Além disso, os responsáveis respondem por infrações ambientais de acordo com a Lei Municipal nº 3908/2019.

As denúncias podem ser realizadas através do telefone (27) 3372-2067 ou pelo link: ttps://linhares.sislam.com.br/solicita_denuncia_fiscalizacaos/new_externo. 

Entrega voluntária de animais silvestres

Os moradores de Linhares que criam animais silvestres sem autorização legal podem realizar a entrega voluntária destes indivíduos, diariamente, na sede da secretaria municipal de Meio Ambiente, localizada na Av Rufino de Carvalho, n°1200, no centro da cidade, ou solicitar o seu recolhimento pelo telefone 27 3372 2067, das 8h às 17h. De janeiro a julho deste ano já foram entregues voluntariamente cerca de 45 animais. 

  Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *