Documentário cultural que conta a história do linharense Anderson Valfré será lançado neste sábado (15)

A Trajetória do Poeta | Foto: Lucas de Jesus

A história de vida do jovem linharense Anderson Valfré, de 27 anos, foi o tema central do documentário “Valfré – A Trajetória do Poeta” que será lançado no canal do YouTube do Cinemas Possíveis neste sábado (15). O lançamento oficial do documentário será realizado por meio de uma live na página do Facebook da Transvê Poesias, a partir das 17 horas.

Anderson, que além de poeta, é também ator, produtor, realizador cultural e idealizador do projeto “Transvê Poesias”, com alcance nacional, saiu do distrito de Rio Quartel, no interior do Município, no ano de 2012, para fazer curso técnico de Teatro na grande Vitória, no Espírito Santo.  Já em 2014, Anderson se mudou para a cidade de Ouro Preto onde reside atualmente, em Minas Gerais, para se graduar em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto.

A ideia de gravar o documentário sobre sua história de vida partiu do cineastra capixaba Lucas de Jesus. Lucas que atualmente mora no Rio de Janeiro estava participando com outro filme de uma mostra de cinema negro em Belo Horizonte (MOSTRA CINEAFROBH) e iria passar cerca de uma semana em Ouro Preto, tempo exato para reencontrar o Anderson e gravar o documentário com ele.

“Bom, eu sabia que iria passar esses dias em Ouro Preto e minha única certeza era que iria fazer um filme durante esta viagem. Por uma grande boa sorte eu pude me reencontrar com o Anderson, e a partir de nossas conversas eu tive a certeza que o filme deveria ser com ele”, afirmou o diretor.

E assim eles fizeram. Com uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e altos papos, eles foram para o Morro da Forca e em uma tarde gravaram o documentário.

“Receber o convite do amigo Lucas para produzir esse documentário, inicialmente parecia algo simples, mas quando me vi diante da câmera, despido com as perguntas que ele me direcionava, ali nasceu um arrepio que não tinha volta. Aquele nó que trava a fala, mas é preciso seguir. Esse documentário é um pouco desse Anderson, dos anos que já percorreu, dos afetos, das partilhas e construções que por honra e prazer, vivenciou”, contou Valfré.

Em 2017, o linharense em parceria com a Prefeitura de Linhares realizou o Sarau Inter-Ativo que reuniu artistas de diversos segmentos na cidade.  “O evento foi um sucesso na cidade. Vale ressaltar que as ações culturais promovidas pela Prefeitura de Linhares, bem como o total apoio do município nas realizações em algumas delas, contribuíram muito para o meu crescimento profissional.”, destacou.

“Estou muito feliz pelo Anderson. Isso mostra que nossas ações culturais também foram fundamentais para o sucesso da sua carreira. Além de promover cultura, as ações que realizamos e contam com o nosso apoio sempre tiveram o objetivo de descobrir novos talentos. Parabéns Anderson pela conquista”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador Filho.

Confira abaixo o endereço da live:

Facebook Transvê Poesias: https://www.facebook.com/Transve/     O teaser do documentário pode ser acessado neste link:  https://www.youtube.com/watch?v=cgwrFSYzwnE&feature=youtu.be

Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *