Guarda Civil Municipal de Viana já pode atuar como agentes de trânsito

A medida é uma ação para que eles possam atuar pelo Detran|ES enquanto o processo de municipalização do trânsito está em andamento | Foto: Ascom/Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) credenciou e designou servidores da Guarda Civil Municipal do município de Viana para exercer a função de Agente de Trânsito, no âmbito do órgão estadual por meio de um acordo de cooperação. A Instrução de Serviço Nº 117 foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (28). A medida é uma ação para que eles possam atuar pelo Detran|ES enquanto o processo de municipalização do trânsito está em andamento.

De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, a designação dos agentes de trânsito de Viana vai aumentar o efetivo nas ações de fiscalização e educação de trânsito do Estado do Espírito Santo. “Essa medida é importante para viabilizar uma melhor integração entre os órgãos de Segurança Pública e ampliar a educação de trânsito e o combate às infrações do Código de Trânsito Brasileiro. O início da atuação da guarda vai contribuir para a organização do trânsito no âmbito municipal, o que gera impacto positivo no trânsito da cidade e também na segurança pública. Ter um sistema de fiscalização de trânsito cada vez mais eficiente e coordenado no Estado vai contribuir para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito capixaba, que é o nosso principal objetivo”, disse.

Para o secretário de Defesa Social da Prefeitura de Viana, Ledir Porto, a cooperação com o Detran|ES vai ampliar as possibilidades de atuação da Guarda Civil Municipal. “Essa cooperação vem para dar mais eficiência à atuação da guarda para termos um trânsito mais humanizado e seguro, para preservação da vida e também no combate à violência. Vamos trabalhar de forma integrada com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e, em um primeiro momento, vamos atuar com viés mais educativo para conscientizar a população e orientar sobre a nova sinalização que está sendo implantada pelo Detran|ES no município”, explicou.

O Detran|ES deu início à realização dos serviços de sinalização vertical e horizontal e instalação de dispositivos auxiliares no município de Viana no ano passado e, devido à extensão do município, está concluindo os serviços por bairros, de acordo com a parceria com a Prefeitura e aprovação do projeto de sinalização pelo poder municipal.

Talonário eletrônico

Na manhã desta sexta-feira, 29 agentes passaram por treinamento no aplicativo de talonário eletrônico, que possibilita ao agente ter acesso aos dados do condutor e do veículo no momento da abordagem, facilitando a identificação dos mesmos. O treinamento é feito pela equipe da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) do Detran|ES. Além de Viana, agentes das guardas municipais de Vila Velha e Linhares já fizeram o treinamento para utilização do aplicativo e agentes de Cariacica e Cachoeiro também estão aderindo ao sistema e devem passar pelo treinamento em breve. A Polícia Militar já utiliza essa tecnologia nas fiscalizações de trânsito no Estado.

“A adoção do talonário eletrônico pelas guardas municipais amplia o leque de fiscalização no Estado de forma mais eficiente. O talonário eletrônico dá mais segurança e agilidade ao agente de trânsito. É um mecanismo que reduz as chances de erro em uma autuação e dá mais transparência na identificação do agente autuador. Também é importante para orientar as políticas públicas de segurança no trânsito, já que os dados estatísticos são computados automaticamente e servem de base para o planejamento da atuação, da fiscalização e também do poder público para redução de acidentes”, afirmou o gerente de Fiscalização, Infração e Penalidades do Detran|ES, Marcelo Rangel.

Por Rhayan Esteves, Fabricia Borges, Fátima Negrelli e Zu Coelho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *