Ufes abre inscrições para Curso gratuito de Introdução à Programação para alunos da rede pública

O Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia da Computação da Ufes abriu inscrições para o processo seletivo do projeto Introcomp 2020, que promove anualmente um curso gratuito de Introdução à Programação para estudantes do ensino médio da rede pública. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de setembro no site http://introcomp.ufes.br/.

Neste ano, devido à pandemia, o curso será realizado de forma on-line. As aulas serão ministradas a partir do dia 3 de outubro, aos sábados, por meio do endereço eletrônico twitch.tv/introcomp.

Uma das coordenadoras do projeto, a professora do Departamento de Informática Roberta Gomes destaca que o Introcomp foi criado com a proposta de atrair mais jovens para a área de Computação, bem como promover uma inclusão digital mais efetiva.  

“O projeto Introcomp – Introdução à Computação, nos moldes de uma estratégia já adotada no Estados Unidos, vem com a premissa principal de levar o ensino de programação a alunos do ensino médio, tendo como foco os alunos da rede pública. No atual contexto de pandemia, fica cada vez mais evidente a importância da tecnologia para nossa sociedade. A demanda por profissionais na área de TI (Tecnologia da Informação) será cada vez maior. O Introcomp é, portanto, uma oportunidade para os jovens conhecerem melhor a área e potencialmente seguirem carreira em TI”, afirma.

O curso terá duração aproximada de cinco meses, sendo dividido em dois módulos: básico e avançado. A professora Roberta Gomes explica que, durante as aulas, os alunos aprenderão conceitos básicos da linguagem Python e realizarão atividades práticas de programação e jogos, entre outros desafios. Ao final do curso, os alunos que se interessarem poderão participar do preparatório para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que será realizada no primeiro semestre de 2021.

Estímulo

Promovido e criado no final de 2010 pelo PET Engenharia de Computação, o Introcomp proporciona aos estudantes a oportunidade de explorar tecnologias da informação e, por meio do estímulo de características como criatividade e raciocínio lógico, estarem aptos a resolver problemas por meio da computação.

Mais informações estão disponíveis no site http://introcomp.ufes.br/ e no perfil do projeto no Instagram: @petengcomp. Os interessados também podem entrar em contato pelo e-mail introcomp@inf.ufes.br.

Texto: Thereza Marinho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *