Espírito Santo recebe a maior exposição da raça Nelore

O evento acontecerá sem presença de público | Foto: Divulgação

Uma das maiores exposições do mundo em número de animais de uma única raça, a 49ª edição da Expoinel, será realizada na Fazenda Paraíso, em Vila Velha, entre os dias 14 e 20 de setembro. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o evento acontecerá sem presença de público. Somente terão acesso ao local os tratadores e apresentadores responsáveis pelos animais, jurado e equipe organizadora.

Promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e pela Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), a 49ª Expoinel tem o apoio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Fertilizantes Heringer.

“O Espírito Santo ao longo dos anos tem avançado na qualidade genética do rebanho e isso se deve à dedicação dos criadores de Nelore que atuam no Estado. Sem dúvidas, é gratificante poder receber a exposição com a participação da iniciativa privada e das instituições. A Seag é apoiadora e está de portas abertas para que juntos possamos alavancar ainda mais essa atividade tão importante para o nosso País”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

Para a realização da Expoinel serão adotadas medidas para proteção e segurança de todos, como distanciamento social, uso de máscaras, higienização com álcool em gel e produtos de limpeza, medição de temperatura, entre outros.

“A raça Nelore representa 80% do rebanho bovino de corte do País com 130 milhões de cabeças de gado. Essa exposição, que tradicionalmente é realizada em Uberaba, em Minas Gerais, é a mais importante do País, e a infraestrutura e logística da Fazenda é excelente para receber o evento. O Espírito Santo pratica uma pecuária de excelência, com isso, ganhamos notoriedade em todo o Brasil. Precisamos motivar os pecuaristas a trabalharem para uma melhor produtividade, rentabilidade e geração de emprego nessa cadeia”, salientou o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar.

A edição de 2019 contou com a participação de 469 animais nos julgamentos, sendo 396 Nelore e 73 Nelore Mocho. A exposição finaliza o ano-calendário do Ranking Nacional da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), trazendo os nomes dos grandes campeões da raça. Neste ano, as avaliações dos animais Nelore e Nelore Mocho ficarão a cargo do jurado Ricardo Gomes de Lima.

“Estarão presentes os maiores criadores e expositores da raça nelore. Durante essa exposição sairão os melhores animais da raça, isso significa que o ganhador da Expoinel atinge valores recordes de leilão, ou seja, será extremamente valorizado. É um marco para o Espírito Santo!”, disse o presidente da ACCN, Tadeu Rosa.

Por Vanessa Capucho


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *