Embrapa e AEB somam expertises em prol da agricultura 4.0

Acordo marca a união de instituições públicas que atuam na área de ciência de ponta no Brasil | Foto: Fernanda Diniz

A Embrapa e a Agência Espacial Brasileira (AEB) assinaram, no dia 17 de setembro de 2020, acordo de confidencialidade que assegura a troca de informações e conhecimentos entre as duas instituições na área espacial. A cooperação vai beneficiar diretamente a agricultura digital no Brasil, também chamada de agricultura 4.0, a partir do uso de satélites, sensores e outras ferramentas de inteligência artificial que permitem mapear e monitorar áreas de produção agropecuária, com alta precisão em tempo real. A expectativa é que a união entre os setores agrícola e aeroespacial fortaleça ainda mais o agro brasileiro, conjugando tecnologia e sustentabilidade.

Segundo Carlos Augusto Moura, presidente da AEB, o uso das tecnologias espaciais vem impactando diretamente o desenvolvimento de muitos setores da economia brasileira nas últimas décadas, especialmente o de telecomunicações. “Já estava mais do que na hora de expandir esse conhecimento para o agronegócio brasileiro e nada melhor do que fazer isso a partir de uma instituição com a expertise da Embrapa, uma unanimidade em inteligência”, afirmou. Para Moura, a assinatura do documento abre um amplo campo para atuação conjunta e um leque enorme de possibilidades em prol da ciência e da tecnologia no País.

Foto: iStock

Um dos interesses da AEB é no acesso às informações geradas pelo Agropensa, o Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa, que desde 2012, produz e difunde conhecimentos e informações em apoio à formulação de estratégias de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para a própria Empresa e instituições parceiras.

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, ressalta a importância da cooperação entre duas instituições públicas que atuam em áreas científicas de ponta. “Essa união de conhecimentos é muito importante para o Brasil”, destacou. Segundo ele, trata-se de uma cooperação de alto nível tecnológico que vai trazer benefícios diretos ao agro brasileiro, a partir do uso de ferramentas de gestão de dados espaciais e monitoramento por satélite.

Participaram também da cerimônia virtual os diretores da Embrapa Guy de Capdeville (Pesquisa e Desenvolvimento), Adriana Martin (Inovação e Tecnologia) e Tiago Ferreira (Gestão Institucional), e Cristiano Trein, diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira. Estiveram presentes também os secretários de Pesquisa e Desenvolvimento, Bruno Brasil, e de Inovação e Negócios, Gustavo Xavier, além de chefes gerais de UCs e UDs, entre outras autoridades.

Por Fernanda Diniz


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *