Empresários de bares e restaurantes se reinventam com investimento do Bandes

O setor possui grande importância econômica e social pela geração de empregos | Foto: Divulgação

O distanciamento social mudou hábitos de consumo e essa mudança foi sentida em todos os setores da economia, em especial no setor de alimentação. No processo de se reinventar para sobreviver em tempos de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), bares e restaurantes têm buscado apoio nas linhas de financiamento do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para manutenção da capacidade produtiva e na busca de alternativas para adequação dos serviços neste momento.

Para atender os empreendedores capixabas, o Bandes oferece diferentes formas de fortalecer os negócios do setor, por meio de uma política de crédito da instituição que disponibiliza recursos para as empresas. Uma das alternativas para o financiamento de empresários do segmento é a utilização dos recursos provenientes do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), ligado ao Ministério do Turismo, e que tem no Bandes uma das dez instituições de desenvolvimento no País como repassador.

Para ter acesso aos recursos, as empresas precisam ter um certificado emitido pelo Ministério do Turismo, o Cadastur. Com o Fungetur, os negócios voltados ao turismo, especialmente bares, lanchonetes, cafés e empresas do ramo de hospedagem, podem ter acesso ao crédito com carência e prazo de pagamentos adequados.

Tradição e modernidade: Bar do Ceará aposta no delivery com comida de boteco

Um exemplo de empreendimento que buscou o Bandes para a manutenção de sua atividade produtiva é o Bar do Ceará, um dos mais tradicionais de Vitória, com mais de 60 anos de atuação. O começo foi em 1960, quando o “casal Ceará”, Lourival e Oswaldina, decidiu abrir um pequeno empreendimento no bairro Jucutuquara. O cardápio era enxuto: sardinha frita, batidinhas de maracujá, gengibre e limão e cerveja gelada. Depois, ao cardápio original, introduziu-se a famosa cesta de pastéis e atualmente, a empresa, em sua terceira geração, se tornou famosa pelo atendimento e seu cardápio diversificado.

O empreendedor Lourival Nepomuceno Silva Filho, que herdou o apelido do pai, Ceará, percebeu nos últimos anos uma mudança no hábito de consumo de seus produtos, com um aumento da demanda para viagem. Com o novo cenário deste ano, esse projeto precisou ser implementado com maior intensidade, devido às restrições impostas pelo distanciamento social.

O negócio passa por mais uma transição, com a participação, agora, da Camila Silva, a terceira geração do bar do Ceará, que chega com novas ideias e modernização do empreendimento. O empresário buscou apoio no Bandes para a adequação do negócio ao momento atual.

“Apesar do cenário atual, estamos otimistas para o futuro, principalmente pela transição de geração que traz ‘sangue novo’ para o negócio, o que não só possibilita o surgimento de novas ideias, mas também tirar antigos projetos do papel, como o delivery”, enfatiza Lourival.

O novo canal de atendimento e de distribuição dos produtos do estabelecimento tem dado bons resultados é uma adaptação ao mercado. “Não é surpresa que os hábitos mudem constantemente, mas nunca foi tão forte a busca por conveniência e praticidade como nos últimos anos, o que pode ser observado pela quantidade de aplicativos de entregas, o que se intensificou na pandemia. Acreditamos que seja um mercado, que apesar de não ser novidade, por muito tempo se limitou a pizzas e lanches e cada vez mais cresce para cozinha especializada. E por que não a comida de boteco? Dessa forma, queremos não só permanecer consolidando a marca que é conhecida e respeitada, como expandir nossa atuação através do delivery, considerando nossa excelente reputação construída ao longo desses 60 anos, sempre relacionada com qualidade e respeito ao cliente”, destaca o empresário.

Por Bárbara Deps Bonato e Wilson Igreja Campos


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