Curso da Embrapa vai apresentar práticas para redução do consumo de água na propriedade rural

O curso vai ensinar os participantes a medir a quantidade de água consumida na propriedade | Foto: Juliana Sussai

Neste mês de outubro, no dia 21, a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP) realiza capacitação on-line em manejo e eficiência hídrica na produção animal. O curso vai ensinar os participantes a medir a quantidade de água consumida na propriedade e mostrar que é possível produzir mais carne e leite com menos litros de água.

As inscrições estão abertas no site da Embrapa. Clique aqui

Segundo o pesquisador Julio Palhares, ministrante do curso, o objetivo é apresentar conceitos e informações para a aplicação prática desses princípios no dia a dia da fazenda e no seu gerenciamento.

Quando há gestão hídrica na propriedade, de acordo com Palhares, o produtor contribui com o meio ambiente, e, ainda, tem uma atividade agropecuária mais rentável, já que reduz gastos por ser mais eficiente.

Existem várias alternativas para o pecuarista reduzir o consumo na fazenda, por exemplo, instalação de hidrômetros, irrigação noturna, fertirrigação, captação de chuva, reutilização da água da lavagem das instalações pecuárias e reuso de efluentes. Algumas dessas práticas para se ter mais eficiência no uso dos recursos hídricos serão apresentadas na capacitação.

Além disso, o curso vai tratar de temas como avaliação da qualidade da água, como medir o consumo de água, tecnologias para manter os padrões, entre outros.

Esta ação contribui para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), já que orienta e estimula a adoção de práticas mais preservacionistas dos recursos naturais nas propriedades rurais.

Por Gisele Rosso 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *