EDP vai investir mais de R$ 500 mil na substituição da iluminação pública por LED no município de Montanha

O projeto foi contemplado na Chamada Pública para Projetos de Eficiência Energética. Lâmpadas de LED são mais eficientes, econômicas e sustentáveis | Foto: Reprodução

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, e a Prefeitura de Montanha assinaram em uma reunião virtual na tarde de hoje, dia 08, o convênio do projeto que substituirá de 310 pontos de iluminação da cidade pela tecnologia LED. A ação foi contemplada na Chamada Pública de Eficiência Energética da EDP, para incentivar a conservação e uso racional da energia elétrica.

Com o projeto será possível reduzir o consumo de energia da administração municipal referente a iluminação pública em cerca de 280 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de aproximadamente 115 famílias. Além disso, há uma redução também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema atualmente utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

Ao todo, a Chamada Pública para Projetos de Eficiência Energética da EDP vai investir mais de R$ 3 milhões em cinco projetos selecionados. Entre eles, está a eficientização da iluminação pública municipal de Cariacica com a substituição de 805 pontos de iluminação pública por lâmpdas LED. Duas unidades da organização solidária Cáritas em Aracruz e outra em Sooretama serão beneficiadas com a substituição de 250 lâmpadas, 12 aparelhos de ar condicionado split e instalação de 77 módulos fotovoltaicos, e a Procuradoria da República, em Vitória, terá a substituição de 4 aparelhos de ar condicionado split e instalação de 84 paineis fotovoltaicos.

O projeto Eficiência Solidária, que atua por meio de um posto de atendimento itinerante para a  conscientização de clientes residenciais sobre o uso eficiente da energia e possibilita a troca de lâmpadas comuns por LED, também será realizado. Ao todo serão cerca de 40 mil lâmpadas antigas substituídas. Os municípios contemplados que ainda serão selecionados.

“Beneficiar instituições solidárias, a população e serviços públicos da área de concessão por meio dos programas de eficiência energética e tornar a iluminação pública das cidades mais eficiente está em linha com nosso propósito de Usar a nossa energia para cuidar sempre melhor. Conseguiremos contribuir diretamente para a utilização segura e racional da energia elétrica por meio dos projetos contemplados, e, consequentemente, para a redução de gastos com energia e um melhor uso dos recursos naturais”, afirma Vanessa Lugon , gestora executiva da EDP. 

Com as cinco iniciativas selecionadas pela Chamada Pública de Eficiência Energética da EDP, será possível reduzir o consumo de energia das instituições beneficiadas em cerca de 3.153 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de aproximadamente 1.311 famílias.

Realizar projetos que resultem em eficiência energética é uma ação que reafirma o compromisso da EDP com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU) para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030, e que está incorporado à agenda estratégica da Companhia para crescer gerando impactos positivos junto à sociedade e ao meio ambiente.

Por Fernanda Lozer


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *