Agro pelo Brasil destaca boas práticas para a pecuária e produção de cafés

A transmissão online do Sistema CNA/Senar envolveu várias cidades | Fotos: CNA Agricultura

A terceira edição do evento Agro pelo Brasil iniciou, na sexta (30), com informações relevantes sobre a produção de bezerros de qualidade, manejo de pastagens, práticas agrícolas para a produção de café, inovação, esclarecimento de dúvidas relacionadas ao agro, além de cultura e gastronomia.

A transmissão online do Sistema CNA/Senar envolveu as cidades de Brasília (DF), Salvador (BA), Goiânia (GO), Porangatu (GO), Itamaraju (BA) e Itabela (BA).  

Ao longo da programação, o público também pôde conhecer histórias de produtores rurais beneficiados com as iniciativas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Pecuária

O debate sobre a produção de bezerros de qualidade abriu a programação. O coordenador de programas do Senar/BA, Leonardo Rocha Paulino, destacou que o manejo nutricional correto e o melhoramento genético são fundamentais para a produção eficiente de bezerros.

Para o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG), Marcelo Penha Silva, o investimento em bezerros de qualidade reduz o ciclo da pecuária para a produção de carne.

As melhores estratégias de manejo de pastagem para o aumento da produtividade e sustentabilidade foram abordadas em um painel com a participação do assessor técnico do Senar, Vilton Júnior, do coordenador de programas do Senar/BA, Felipe de Cabral, e do gerente de Formação Profissional do Senar/GO, Leonnardo Furquim.

“A pecuária brasileira vivencia um cenário favorável pelos valores pagos e volume de exportações. Essa perspectiva econômica favorece a aplicação de tecnologias pelo pecuarista e a equipe técnica da Senar está à disposição em todo o Brasil para dar suporte aos produtores”, ressaltou Vilton.

Produção vegetal

A importância das boas práticas para a produção de café de qualidade foi apresentada pelo coordenador de produção vegetal da CNA, Maciel Silva e pelo segundo vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Ricardo Covre.

Ricardo Covre à direita da imagem
Ricardo Covre à direita da imagem

Eles mostraram a evolução da cafeicultura no Brasil, com destaque para o cultivo de cafés especiais que estão ganhando espaço no paladar dos consumidores.

“De janeiro a setembro o país exportou mais de 23 milhões de sacas de café. Desse total, os produtos diferenciados representaram 4,8 milhões de sacas. O cafeicultor que ofertou cafés especiais com certificação ou outra característica com qualidade superior recebeu 38% a mais”, destacou o coordenador da CNA.

Novidades

A terceira edição do evento online Agro pelo Brasil ainda trouxe novos quadros para desvendar mitos relacionados ao agronegócio e mostrar soluções tecnológicas às propriedades rurais.

No quadro Agro Mitos, o consultor de tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Reginaldo Minaré, esclareceu dúvidas sobre a utilização de defensivos agrícolas para a produção de alimentos e como a pecuária tem efeito benéfico no combate a incêndios.

Reginaldo Minaré
Reginaldo Minaré

“A nossa produção agrícola atende os padrões mundiais de excelência e de qualidade, por isso o Brasil exporta produtos agropecuários para mais de 100 países. Isso é atestado pelas instituições brasileiras e por todos aqueles que importam os produtos”.

O quadro AgroUp explicou o funcionamento de plataformas inovadoras. O site Aproxima Grãos (aproximagraos.com.br) vai oferecer mecanismo facilitado para a comercialização de grãos.  Já o aplicativo Apporteira (apporteira.com.br) disponibiliza serviços voltados para a segurança no campo.

Cantora Taty Oliveira
Cantora Taty Oliveira

Arte e gastronomia

O espaço Talentos da Nossa Terra contou com as apresentações musicais de Júnior Gois e Marcelo Henrique, de Porangatu (GO) e de Yasmin Campeche e Taty Oliveira, de Itamaraju (BA).

Para encerrar a programação de sexta, o programa “Do Rural à Mesa” mostrou o preparo do prato escondidinho de carne servido na moranga, elaborado pelo chef Boy.

O Agro pelo Brasil segue no sábado (31).  Para rever a programação de sexta, acesse: www.agropelobrasil.com.br

Por Assessoria de Comunicação CNA


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *