São Mateus: plantio de árvores marca retorno presencial em escola de tempo integral

A proposta faz parte da disciplina eletiva Saúde na Mesa | Foto: Sedu/ES

O retorno presencial dos estudantes da 3ª Série Ensino Médio no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta Santos, em São Mateus, na região norte do Espírito Santo, foi marcado com plantio de árvores frutíferas no pátio externo da escola, na última sexta-feira (23).


A proposta faz parte da disciplina eletiva Saúde na Mesa, sob orientação da professora de História da unidade, Jamila Auteiro, e foi desenvolvida durante a suspensão das aulas presenciais – devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) –, por meio do Programa EscoLAR, com atividades de pesquisa, leitura, socialização de ideias e receitas, além de aulas interativas, com dicas de culinária.

A partir dos conteúdos trabalhados no Google Sala de Aula/impressa, surgiu a oportunidade de os estudantes participarem na ação do plantio. “Foi terapêutico, além de ser também um momento de muita diversão. Espero que cresçam e que fiquem muito lindas”, disse a estudante da 3ª série, Ana Karoliny Carrilho.

Os alunos também plantaram girassóis. A ação faz parte do projeto “Eu sou um girassol”, que desenvolve ações simples de fortalecimento do ambiente escolar, trabalhando as competências socioemocionais dos colaboradores, como responsabilidade, foco, entusiasmo, empatia, respeito, tolerância ao estresse e curiosidade por aprender.

A ação também contou com momentos de gratidão, leitura e reflexão de pequenos textos, música com o tema girassol, plantio de girassóis, plantio de plantas medicinais e mensagens motivacionais. “O girassol, com sua cor amarela, pode simbolizar entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol. O seu caule posiciona a flor na direção do sol durante a fase de amadurecimento. E, assim, precisamos ser para vencermos juntos a pandemia. De costas para a escuridão e de frente para a luz”, disse a pedagoga Bruna Bonomo, responsável pelo projeto “Eu sou um girassol”.

Por Mirela Marcarini, Geiza Ardiçon e Soraia Camata


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *