É mister olhar o futuro com esperança: VAI PASSAR! PARA ENFRENTAR A MAIOR CRISE SANITÁRIA ATUAL

Por Prof. Dr. Valmor Bolan

O novo coronavírus trouxe transtornos na vida social do mundo todo, e ainda continua uma incógnita quanto ao que ainda pode devastar. Muitas medidas foram tomadas, mas ainda parecem insuficientes e nem se sabe ao certo a proporção exata do que poderia estar sendo adotada. O fato é que o novo coronavírus já ceifou muitas vidas e no Brasil já passou de 160 mil mortos. Não podemos subestimar a atividade do novo coronavírus, a sua disseminação e a agressividade com que age no organismo humano, principalmente nas vias respiratórias. Daí a vigilância e os esforços por busca de meios que possam minimizar os seus impactos. De qualquer forma, é preciso que saibamos manter a calma, e saber enfrentar esta que é a maior crise sanitária atual, pois não são apenas os danos físicos já causados, mas também psicológicos, emocionais, etc.

Para enfrentar, portanto, essa grande crise precisamos primeiramente buscar informações idôneas e objetivas, evitando achismos e fake news. Hoje temos muitos recursos de pesquisa, mesmo nas redes sociais e sites de busca, com estudos acadêmicos de importantes universidades disponíveis. Precisamos, então, estudar o assunto, a partir de fontes que tenham credibilidade e que estejam pautados na ciência. Feito isso, podemos nos ajudar e ajudar os demais com atitudes simples, a começar com a boa higiene das mãos, certo distanciamento, para evitar o contágio. Depois, acompanhar oque tem sido feito no campo da pesquisa, especialmente na produção de vacinas. Tudo isso vem acontecendo com uma profusão enorme de dados, e muito rapidamente. Mas o mais importante disso tudo é que tenhamos uma boa disposição para enfrentar o dia-a-dia com positividade, para não se deixar levar pelo medo. Esse é um momento também propício para que exerçamos a solidariedade, principalmente levando boas informações e tendo uma postura positiva, com realismo. Esse ponto é fundamental para que tenhamos equilíbrio emocional e possamos assim nos ajudar e ajudar quem está próximo de nós.

O importante também é saber que tudo isso vai passar e, se Deus quiser, em alguns meses poderemos voltar a nossa vida normal., com uma ou outra medida. Até lá podemos fazer muito, a partir das coisas simples do cotidiano, dando o exemplo de responsabilidade e solidariedade. Conseguiremos superar mais esse desafio do tempo presente, como muitos ao longo da História. O importante é mantermos a fé, as boas práticas de proteção, a boa informação e a postura positiva diante de tudo isso. É assim que conseguiremos enfrentar a maior crise sanitária de nossos tempos, com fé, responsabilidade, coragem e solidariedade.

Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Professor da Unisa. Ex-reitor e Dirigente (hoje membro honorário) do Conselho de Reitores das2Universidades Brasileiras. Pós-graduado (em Gestão Universitária pela OUI-Organização Universitária Interamericana) com sede em Montreal-Canadá.


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *