Nova edição do Festival de Música Erudita será on-line e com transmissão ao vivo

O repertório dos concertos será formado por obras de compositores brasileiros, latino-americanos e portugueses, dos séculos XX e XXI | Fotos: Secult/ES

 Entre os dias 6 e 28 de novembro, sob a direção geral de Tarcísio Santório e Natércia Lopes, acontecerá a 8ª edição do Festival de Música Erudita do Espírito Santo. Serão oito concertos virtuais e cinco mesas de debates e entrevistas, transmitidos ao vivo pelo canal do festival no YouTube. O acesso é gratuito.

A realização do evento é da Companhia de Ópera do Espírito Santo (COES), do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da ArcelorMittal, com o patrocínio do Banestes e apoio da Autoglass, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e Secretaria da Cultura.

Livia Sabag, curadora convidada desta edição, propõe uma programação a partir de reflexões sobre as fronteiras simbólicas e físicas do momento que o Brasil e todo o planeta estão atravessando. Um dos aspectos mais importantes de sua proposta é o deslocamento do foco do repertório usual de música de concerto tradicional realizado no Brasil, em geral obras de países centrais da Europa, para um universo riquíssimo de composições pouco ou nada conhecidas pelo próprio público brasileiro e de todo o mundo, com ênfase à produção de compositoras.

O repertório dos concertos será formado por obras de compositores brasileiros, latino-americanos e portugueses, dos séculos XX e XXI. Entre eles, estão: Astor Piazolla, Babi de Oliveira, Cacilda Borges Barbosa, César Guerra-Peixe, Eurico Carrapatoso, Daniel Schvetz, Fernando Lopes-Graça, Heitor Villa-Lobos, Jocy de Oliveira, Kilza Setti, Maria Luisa Anido, Tatiana Catanzaro, e a capixaba Terezinha Dora.

A programação conta com estreias nacionais, como o quarteto de cordas L’Homme Desarmé, do compositor português Eurico Carrapatoso, e o quinteto Trilogia del Ángel, do argentino Daniel Schvetz.

Entre os artistas convidados destaca-se a participação de Camila Titinger, Emmanuele Baldini, Luciano Maia, Manuela Freua, Marina Considera, Meire Norma, Willian Lizardo e Ricardo Ballestero.

CONCERTOS:

06 de Novembro 
Concerto de Abertura.Orquestra Camerata Sesi, Luciano Maia e solistas da OSES.Regência: Gabriela Queiroz

07 de Novembro
Violão e voz.Bruno Madeira e Priscila Aquino

13 de Novembro
Concerto piano, clarinete, voz e violino.Meire Norma, Willian Lizardo e Clarinetista OSESParticipação especial: Natércia Lopes e Jaqueline Lima

14 de Novembro
Duos e solos de violino e violonceloGabriela Queiroz e Jonathan Azevedo

20 de Novembro
Quartetos e quinteto de cordasQuarteto Bratya – Diego Adinolfi, Elton Reis, Rodney Silveira e Jonathan AzevedoParticipação especial: Leandro Nery

  21 de Novembro
Voz e violinoEmmanuelle Baldini e Manuela Freua

27 de Novembro
Voz e pianoRicardo Ballestero e Camila Titinger

28 de Novembro
Concerto de encerramentoOrquestra Camerata Sesi e Marina Considera.Participação especial: OSES-Orquestra Sinfônica do Espírito SantoRegência: Helder Trefzger

Por Aline Dias, Danilo Ferraz e Erika Piskac


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *