Bandes ajuda a fomentar ambiente de inovação capixaba

Atuando em várias frentes no setor de inovação, o banco é um dos responsáveis por programa que integra ambientes inovadores | Foto: Divulgação

O termo “ecossistema”, no contexto da Biologia, significa um conjunto de comunidades que colaboram entre si para a sobrevivência e o desenvolvimento geral. A expressão acabou sendo apropriada por empresários do setor de Inovação, com a finalidade de nomear os ambientes que promovem a articulação entre diferentes atores, que enxergam a inovação como elo importante no desenvolvimento social e econômico.

No Espírito Santo, o “ecossistema” de Inovação envolve uma série de entidades, todas integradas, e tem o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) como um de seus representantes para o fomento dessa cultura. Em síntese, um “ecossistema” de Inovação é um conjunto de polos que reúnem desde infraestrutura até capital humano e financeiro para fomentar ambientes de Pesquisa e Desenvolvimento que pretendem solucionar necessidades existentes no mercado, criando novos produtos, serviços e projetos que atendam a esses propósitos.

A coordenadora do Núcleo de Inovação do Bandes, Lorena Gladys Caliman Mejía, enfatizou que o fomento promovido pelo banco faz parte de um impulso para que o setor ganhe autonomia e força para “caminhar com as próprias pernas” no Estado.

“O nosso ecossistema de Inovação tem se desenvolvido muito nos últimos tempos. Em 2018, surgiu a Mobilização Capixaba pela Inovação, a MCI, que é uma ação conjunta de atores locais para criar condições que estimulem essa inovação aqui. Nela, estão representantes do setor produtivo, do Governo, as instituições e a academia que, em conjunto, direcionam e capitaneiam diversas ações”, disse a coordenadora.

Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI)

A iniciativa capixaba tem buscado construir mecanismos de incentivo para que inovação possa avançar nos aspectos econômicos, tecnológicos e sociais. A Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) envolve diferentes atores econômicos em torno de um mesmo projeto e que vêm articulando ações conjuntas e alinhadas para criar condições que estimulem a inovação localmente.

Lorena Gladys explica que o Bandes tem mais aderência em duas frentes de trabalho desenvolvidas pelo MCI: o banco participa do diálogo de funding, que corresponde à mobilização de recursos financeiros para impulsionar os empreendimentos por meio de crédito e outras ações, e também no de habitats, por causa do hub Epicentro, um espaço físico dentro do banco, especificamente direcionado para conectar as startups às empresas e aos investidores. “Gerando negócios e facilitando a captação de recursos, o hub pode fazer uma ponte entre as startups, especialistas e mentores de diferentes áreas, facilitando a estruturação dos negócios nesse segmento”, ressaltou Lorena Mejía.

A MCI é coordenada pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e nasceu da parceria e da articulação de empresas, setor público, incubadoras de tecnologia e universidades, que direcionam e impulsionam as diversas ações de inovação do ecossistema local.

Por Bárbara Deps Bonato e Wilson Igreja Campos


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *