Dia de campo da cultura da uva reúne produtores na comunidade São Judas

O evento contou com a presença do produtor de uvas e vinhos há 16 anos em Tabócas, Santa Teresa, Zósimo Olício Carlini | Foto: Felipe Tozatto

Um dia de campo sobre a uva, realizado pela Secretaria de Agricultura de Linhares, reuniu produtores da região de São Rafael para tratar de assuntos que vão desde o cultivo até a colheita da fruta. A região integra o Polo Alto São Rafael, implantado este ano pelo Programa Municipal de Fruticultura. O encontro foi realizado no nesta quinta-feira (26), na comunidade de São Judas.

O evento contou com a presença do produtor de uvas e vinhos há 16 anos em Tabócas, Santa Teresa, Zósimo Olício Carlini, que comercializa por ano cerca de 20 mil garrafas de vinho. O produtor contou sua história de sucesso com a uva e como virou referência para o estado na produção familiar. Em campo, mostrou técnicas de poda e programação de colheita que utiliza na sua propriedade.

O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que o encontro faz parte das ações de capacitação técnica programadas pelo Município para a qualificação dos produtores.

“Esse evento foi importante para mostrar aos produtores as oportunidades que a cultura da uva tem. Na visita em campo ficaram claros, analisando o desenvolvimento do parreiral, os resultados que serão alcançados. Por parte também dos produtores, são boas as expectativas de comercialização e, pelos olhares que têm sido voltados à região, da atração turística também”, disse o secretário.

Já o engenheiro Agrônomo, Anderson de Oliveira Assis, abordou a temática “Manejo e nutrição da uva”, no local do plantio, abordando a questão nutricional, além de pragas e doenças. Já o especialista na área de Fruticultura, Erli Ropke, também abordou a parte técnica falando sobre a formação de parreiral.

O Polo Alto São Rafael conta com a participação de 3 produtores, que cultivam em torno 1 mil mudas de uva. A previsão de colheita é para dezembro do próximo ano, com expectativa de uma produção de 12 toneladas ano. 

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.