Linhares intensifica fiscalização em estabelecimentos noturnos

A intenção é garantir o cumprimento dos cuidados preventivos | Foto: Felipe Tozatto

O Município de Linhares, na região norte do Espírito Santo, intensificou a fiscalização das medidas sanitárias contra COVID-19 em estabelecimentos comerciais. A ação teve participação da Vigilância Sanitária, Divisão de Fiscalização de Posturas do Município, Guarda Municipal Polícia Militar e ocorrerá no período noturno, de quinta a domingo.

A intenção é garantir o cumprimento dos cuidados preventivos, coibir aglomerações e orientar a população sobre as medidas para controle do coronavírus. O estabelecimento que insistir em proporcionar aglomeração de pessoas e funcionar após as 22 horas de segunda a sábado, e aos domingos após às 16 horas, poderá ser fechado.

Os estabelecimentos que não cumprirem as regras em vigor também receberão advertência e poderão ser interditados preventivamente. Na fiscalização ocorrida nesta sexta-feira, dia 11, foram vistoriados 22 estabelecimentos, entre bares e restaurantes,  com duas notificações.

De acordo com a diretora de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Linhares, Keilane Belique Spagnol, como as fiscalizações educativas não surtiram o efeito desejado, a partir de agora os proprietários que insistirem em não cumprir os decretos estaduais serão interditados.

“A desinformação é uma desculpa, porque as informações estão postas, seja nas mídias sociais, na imprensa escrita e falada. Entendemos que é um novo momento, mas as pessoas não podem alegar desconhecimento da lei. Não interditamos os locais, priorizamos a orientação e, caso persista nos próximos dias, tomaremos as medidas cabíveis, que vão desde a advertência até a interdição do estabelecimento — afirmou a diretora.

O trabalho de fiscalização envolve rondas preventivas, vistorias e verificação de denúncias da população quanto ao descumprimento das restrições impostas para o enfrentamento à pandemia. Os órgãos também realizam orientações por toda a cidade com abordagens, reforço da importância do uso de máscaras e a proibição de aglomerações.

De acordo com o diretor de Fiscalização Laurindo Charles, durante a ação, os estabelecimentos foram orientados sobre a maneira correta de atender os clientes sem desrespeitar as medidas de segurança contra a Covid-19.

“Não é uma questão de exagero, são medidas de segurança. Trabalhamos com o princípio da precaução e queremos prevenir mortes. Muita gente reclama das nossas ações e não enxerga o risco de se contrair o coronavírus”, adverte Laurindo.

A intensificação da fiscalização aconteceu após uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Doença e o prefeito de Linhares Guerino Zanon determinou o reforço na fiscalização para o cumprimento das Medidas Emergenciais anunciadas pelo Governado do Estado, para conter o avanço dos casos de coronavírus em Linhares.

Como denunciar:

Denúncias do descumprimento das medidas adotadas pelo Governo do Estado e pelo Município podem ser feitas nos telefones 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Municipal) ou pelo Canal de denúncias da Vigilância Sanitária no site da Prefeitura Municipal de Linhares.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *