Meio Ambiente divulga resultado das amostras da 1ª campanha de balneabilidade de dezembro

Os 11 pontos são monitorados pelo Departamento de Recursos Naturais | Foto: Secom

A equipe de monitoramento de balneabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Linhares, região norte do Espírito Santo,, divulgou os resultados das amostras coletados na 1ª campanha desse mês de dezembro válidos até esta sexta-feira (18).

De acordo com o resultado, o município conta hoje com 11 pontos próprios para banho entre praias e lagoas. Mesmo estando aptos para banho é importante evitar a ida até esses locais para evitar aglomerações, numa medida de prevenção ao novo coronavírus.

Conforme o monitoramento, em Regência são três pontos, um na rua principal, outro no projeto Tamar e no Porto. Em Povoação, o da rua principal está apto. Em Pontal do Ipiranga são quatro pontos: na primeira, segunda e terceira avenidas, além do riozinho. As lagoas Nova, Três Pontas e do Fantin também estão liberadas.

Os 11 pontos são monitorados pelo Departamento de Recursos Naturais, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e podem apresentar mudanças nas classificações de uma semana para outra, devido a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré. Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio. As placas serão sempre atualizadas conforme recomenda a resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As condições serão divulgadas no site oficial da Prefeitura e nas redes sociais do Município e também no ponto de análise, onde constam placas informativas se a praia ou lagoa está própria, imprópria e/ou interditada para banho.

Evite aglomerações

Profissionais da saúde e autoridades têm destacado, como medida preventiva à propagação da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, a relevância de que os brasileiros evitem aglomerações e o contato próximo com outras pessoas.

A recomendação ocorre porque a transmissão pelo vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirro; tosse; gotículas de saliva; contato físico com uma pessoa infectada e toque em objetos ou superfícies contaminadas (seguido de contato com boca, nariz ou olhos).

Para reduzir as chances de transmissão pelo contato com secreções, a orientação é não permanecer perto de um grande número de pessoas. A medida vale para cidadãos de qualquer faixa etária – assim, neste momento, também representa uma decisão importante evitar locais como clubes, piscinas, praias, bares e casas noturnas.

Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *