Chuva volumosa em várias áreas do Brasil

Nebulosidade sobre o Brasil | Foto: Climatempo

Uma frente fria chegou ao litoral de São Paulo trazendo temporais para várias regiões do estado. A chuva voltou a cair forte e também na região da cidade de São Paulo e pelo litoral paulista.

A passagem desta frente fria também ajudou a formar nuvens pesadas sobre o Mato Grosso do Sul e nas áreas a oeste e sul de Mato Grosso. Durante esta terça-feira, 22 de dezembro, essa frente fria avança pelo litoral do Rio De Janeiro e vai ajudar a manter áreas de instabilidade espalhadas sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. 

O ar quente úmido forma outras áreas de instabilidade sobre a Região Norte. O ar seco de origem polar ganha força no Sul do Brasil e um vórtice ciclônico em altos níveis reduz a chuva sobre o Nordeste.

mapa-previsao-2212

Previsão do tempo para 22/12/2020 – terça-feira

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e grandes áreas de nuvens carregadas crescem por quase todo país. O tempo fica bastante instável nesta terça-feira nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Todos os estados dessas Regiões têm muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo do dia, com risco de chuva moderada a forte. 

O tempo fica chuvoso no litoral de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro. No litoral paulista, a chuva é volumosa e pode causar transtornos para a população. Dia chuvoso e com temperatura amena também na região da Grande São Paulo. Atenção para chuva forte no Rio de Janeiro. 

Chuva e temperatura baixa o dia todo em Curitiba. O centro-norte do Paraná tem pancadas de chuva com alguns períodos com sol. No Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não  há expectativa de chuva. Nas outras áreas de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o sol predomina nesta terça-feira, com temperaturas amenas ao amanhecer

No centro-leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, as pancadas de chuva acontecem a partir da tarde, incluindo Belo Horizonte.

Períodos com sol e pancadas de chuva no Maranhão, centro-sul e oeste do Piauí, no oeste centro-sul da Bahia. Chove rapidamente no litoral entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco. Sol forte nas outras áreas do Nordeste e também no extremo norte do Pará, incluindo a região de Belém.

Para as outras áreas da Região Norte do Brasil há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia.

Alertas meteorológicos para hoje

Alerta para chuva moderada a forte, rajadas de vento forte e raios em quase todo o Brasil nesta terça-feira, 22 de dezembro.

O litoral de São Paulo fica em situação de perigo para chuva muito volumosa e persistente com alto potencial para alagamentos.

Há risco de temporais no extremo sul do Amazonas, em Rondônia, Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul.

Alerta para temporal também no centro-oeste e norte de São Paulo, no Grande Rio, na Serra e no Sul Fluminense, em Belo Horizonte, na Zona da Mata, no Sul de Minas e no centro-oeste de Minas Gerais, no sul do Piauí, extremo sul do Maranhão e no centro-sul e leste do Tocantins.

Atenção para chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento sobre o centro-sul de São Paulo, norte do Paraná, oeste e sul de Mato Grosso do Sul.

Atenção para chuva moderada a forte e ventos fortes no centro-oeste do Acre, no Amazonas, Roraima, no oeste, centro-sul e leste do Pará, no Norte do Tocantins e no centro-oeste e leste do Maranhão, em Teresina e na região central do Piauí, no centro-oeste da Bahia, no norte e leste de Minas, em Vitória e no centro-sul do Espírito Santo e no norte do estado do Rio de Janeiro.

Por Climatempo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *