Freitas, Durão e Madureira tomam posse na Ales

Posse dos novos deputados ocorreu no Plenário Dirceu Cardoso | Foto: Leonardo Duarte

A Assembleia Legislativa (Ales) iniciou 2021 com mudanças na sua composição. Nesta segunda-feira (4), a Casa realizou a solenidade de posse dos deputados Freitas (PSB), Luiz Durão (PDT) e Madureira (Patri), suplentes que foram convocados a partir da saída de parlamentares que assumiram prefeituras municipais. 

Durante a solenidade, conduzida pelo presidente da Casa, Erick Musso (Republicanos), os três suplentes prestaram o compromisso regimental de posse, prometendo defender e cumprir a Constituição e as leis estaduais, além de desempenhar fiel e lealmente o mandato confiado pelo povo capixaba. 

Após o compromisso verbal, eles assinaram o documento relativo à posse e receberam a medalha Domingos Martins no grau de Grã-cruz, rito que faz parte da solenidade. Vale lembrar que o deputado Freitas (PSB) já havia recebido a medalha quando assumiu, em 2019, vaga na Ales a partir da saída temporária do deputado Bruno Lamas (PSB) para assumir a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Após o rito, que está previsto no Regimento Interno da Casa, Erick Musso (Republicanos) concedeu a palavra aos deputados recém-empossados. “Quero agradecer a Deus a oportunidade de dar continuidade ao mandato. Estou feliz, estimulado e reafirmo meu compromisso com a governabilidade e com o nosso Espírito Santo”, garantiu Freitas (PSB). 

Durão também destacou a oportunidade de continuar sua caminhada na política. “Estou assumindo meu nono mandato, graças a Deus, sempre trabalhando com muita responsabilidade, lutando pelo desenvolvimento do Estado e atuando por aqueles que mais precisam. Essa é uma oportunidade de dar continuidade a esse esforço”, disse o parlamentar. O deputado Madureira (Patri) declinou da palavra.

Suplência

Freitas, Durão e Madureira assumem, respectivamente, em substituição aos deputados Euclério Sampaio (DEM), Enivaldo dos Anjos (PSD) e Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), eleitos para as prefeituras de Cariacica, Barra de São Francisco e Vitória. Os mandatos dos novos deputados terão validade até 31 de janeiro de 2023 – quando termina a atual legislatura. 

Por conta das medidas de segurança sanitária impostas pela pandemia do novo coronavírus, a solenidade de posse contou com a presença de poucas pessoas em Plenário. O secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz, representou o Executivo e desejou um bom mandato aos parlamentares recém-empossados. 

Ao fim do encontro, o presidente da Casa falou sobre as perspectivas para 2021.

“Será um ano desafiador. Estamos diante de um primeiro trimestre muito importante com um Plano Nacional de Vacinação que vai impactar nos Estados e nos municípios. Estamos atravessando uma pandemia que exige uma união de esforços. O equilíbrio institucional é refletido automaticamente em políticas públicas. O Executivo sabe que pode continuar contando com esta Casa. E damos também nossa contribuição com a força política de liderança de cada um dos parlamentares. Só vamos atravessar esse mar revolto se todos estiverem unidos e remando na mesma direção”, destacou Musso. 

Saúde e economia entre prioridades de Durão

“Já vou chegar trabalhando”. Assim, o advogado, empresário e pecuarista Luiz Durão (PDT) define o seu retorno à Assembleia Legislativa para ocupar vaga de Enivaldo dos Anjos (PSD), que assumiu a Prefeitura de Barra de São Francisco. Em entrevista ao Portal Web Ales, Durão destaca que a sua caminhada na política faz uma grande diferença, dispensando qualquer tipo de adaptação aos processos do Legislativo. 

Com relação às agendas prioritárias, Durão aponta a área da saúde, especialmente por conta da pandemia do novo coronavírus, como um tema que vai seguir exigindo bastante atenção na política. 

“Todo tipo de agenda que chegue ao Legislativo para melhorar a saúde pública terá toda a minha atenção e esforço”, afirma. Ainda sobre a pandemia, Durão destaca a delicada situação da economia. “Amargamos um aumento no desemprego e vimos 3 mil empresas fecharem as portas no Espírito Santo. Mas vejo com bons olhos a condução feita pelo governador Renato Casagrande e sua equipe, pois eles priorizaram a preservação das vidas”, avalia. 

Natural de Linhares, Luiz Durão tem 73 anos e assumiu vários cargos eletivos: foi vice-prefeito de sua cidade natal (1976) e prefeito (1973 e 1989), deputado federal (1995 e 2001) e deputado estadual (2010), além de assumir vaga por outras duas vezes na condição de suplente (2016 e 2018). Ele é o primeiro suplente da coligação PSD-DEM-PDT-PPL das eleições de 2018, pleito em que recebeu 17.820 votos. 

A partir de suas experiências em cargos eletivos, o empresário enaltece a importância da política, da participação e de escolhas conscientes. “O tempo em que as pessoas diziam não gostar de política já passou, porque tudo gira em torno dela, e é responsabilidade de cada um de nós eleger representantes preparados e comprometidos com o crescimento do Brasil”.

Foco de Freitas será redução de desigualdades

Com foco na redução de desigualdades regionais, o produtor rural Freitas (PSB) retorna à Assembleia Legislativa, assumindo a vaga de Euclério Sampaio (DEM), novo prefeito de Cariacica. Em entrevista ao Portal Web Ales, Freitas apresenta suas agendas prioritárias e fala sobre o cenário político local e nacional. 

A respeito da redução de desigualdades regionais, Freitas defende a necessidade de corrigir diferenças no Espírito Santo, trabalhando melhor a distribuição de investimentos e interiorizando políticas públicas. Ele cita a mobilização no mandato no sentido de serem viabilizadas obras importantes como a construção do novo Hospital Roberto Silvares (São Mateus), a macrodrenagem de Guriri e o contorno de São Mateus/Guriri.

Na Assembleia Legislativa, Freitas foi deputado estadual nos mandatos de 2006, 2010 e 2014 e chegou a assumir vaga na Ales durante a atual legislatura, com a saída temporária do deputado Bruno Lamas (PSB) para chefiar a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). Nesse período exerceu também a liderança do governo. No último pleito, em 2018, recebeu 15.320 votos, ficando como primeiro suplente da coligação PSB-DC.

Sobre a relação com Executivo estadual, Freitas pontua o trabalho conjunto para garantir governabilidade. “No âmbito político, vejo uma atitude equilibrada e responsável em todos os Poderes constituídos, apesar de pontuais divergências que fazem parte do próprio modelo democrático”. 

Já em relação ao plano nacional, o deputado do PSB entende a polarização política como um obstáculo para o debate  de ideias e a tomada de decisão. O empresário também destaca o papel da política em um cenário de grandes divergências: “A política precisa ser potencializada para a mudança social, diminuindo desigualdades, promovendo mudanças positivas e fazendo com que o Estado, através de suas ações, alcance principalmente quem mais precisa”, finaliza. 

Madureira retorna à Ales após 2 décadas

Após duas décadas, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) Marcos Miranda Madureira (Patri) está de volta ao Plenário da Assembleia Legislativa (Ales). Madureira assume a vaga do Delegado Lorenzo Pazolini (Patri), novo prefeito de Vitória.

Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, Madureira tem 77 anos e é formado em Engenharia Civil e Engenharia de Operação Civil. Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos (1990, 1994 e 1998 – até 2000), tendo inclusive, presidido a Ales no biênio 1993-1995. Em 2000, tornou-se conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), assumindo a presidência do órgão no biênio 2008-2009. Atualmente, está aposentado do cargo.

Também na carreira pública, Madureira assumiu diretorias do então Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) entre 1983 e 1989.

Nas eleições de 2018, Madureira ficou como primeiro suplente na coligação PRP-PCdoB, tendo recebido 13.222 votos. Vale registrar que, no pleito, o Pazolini (hoje Republicanos) estava em outro partido, o PRP, sigla que foi incorporada ao Patriota. 

Por Gabriela Zorzal


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *