Covid-19: Empresas recebem atendimento presencial de profissionais do Sesi Saúde

Equipe de Saúde e Segurança do Trabalho orienta empresas na definição de medidas de controle para prevenção | Foto: Divulgação

As medidas de enfrentamento à Covid-19 fazem parte da rotina dos profissionais do Sesi Saúde na indústria capixaba. A equipe de Saúde e Segurança do Trabalho da instituição vem atuando junto às empresas em visitas de diagnóstico e mapeamento de possíveis riscos para a transmissão da doença. 

Durante as visitas são levantadas informações que serão utilizadas como base para a construção do plano de enfrentamento, com o objetivo de auxiliar na implementação das ações propostas. Nos atendimentos, os profissionais do Sesi Saúde realizam visitas técnicas e avaliação do ambiente, além de verificar as ações já implantadas pela empresa, e direcionar na execução do plano e propor melhorias. 

As empresas atendidas conseguiram evidenciar para os órgãos fiscalizados, e também para a sociedade em geral, que ao aplicar as medidas preventivas e definir protocolos é possível reduzir os riscos de transmissão no ambiente de trabalho. O resultado mostra a qualidade e a capacitação técnica da equipe de profissionais em elaborar medidas de prevenção e preparar as empresas para garantir a saúde de seus colaboradores e familiares.

Frente à necessidade de manter ou retomar as atividades presenciais, os cuidados com a saúde são fundamentais, como pondera Kamila Balestrero, encarregada de Saúde e Segurança do Trabalho da Nutriave, do Grupo Alinutri. “No início da pandemia, havíamos muitas informações e ao mesmo tempo muitas dúvidas iam surgindo. A consultoria nos proporcionou melhorias nas ações já existentes e o surgimento de novas implantações. Foram de grande importância às dicas e sugestões dos consultores envolvidos”, afirma.

Desde o início da pandemia, o Sesi Saúde atua para orientar e definir ações que vão desde a elaboração de materiais orientativos, com conteúdos oficiais, técnicos e científicos que englobam medidas para gestão de riscos associados ao Coronavírus, à abertura de um canal direto com as empresas para esclarecimento de dúvidas.

No canal Central de Saúde, aberto para tirar dúvidas sobre a Covid-19, sobretudo quanto a medidas de Saúde e Segurança do Trabalho, o contato pode ser feito por meio do endereço de e-mail centraldesaude@findes.org.br ou pelo whatsapp (27) 98818-2896.

Além do trabalho de consultoria nas empresas e para dar continuidade as medidas de prevenção com a proposta de orientar, a equipe de Saúde e Segurança da Indústria do Sesi ES elaborou cartilhas de medidas para combater a Covid-19. Cada setor industrial possui a sua própria cartilha, em observação as recomendações das autoridades sanitárias no combate ao novo coronavírus.

Plano de Enfrentamento à Covid-19

O Sesi ES desenvolveu uma solução para ajudar no processo de retomada ou manutenção segura das atividades, em que a empresa tem acesso a uma consultoria para auxiliar na criação de um Plano de Enfrentamento à Covid-19 e na realização de testes rápidos de seus colaboradores (com resultados em apenas 15 minutos, para detecção do coronavírus). 

A consultoria pode ser adquirida de duas formas: completa ou por fases, conforme necessidade da empresa.

Resultados e entregas da consultoria:

  • – Plano para retomada/continuidade dos trabalhadores às suas atividades de forma estratégica.
  • – Protocolos adequados para cada ambiente da empresa;
  • – Aplicação dos testes rápidos nos colaboradores indicados para análise da Covid-19 e aplicação das medidas necessárias diante dos resultados dos testes;
  • – Maior segurança para os trabalhadores;
  • – Direcionamento para condução adequada dos trabalhadores do grupo de risco;
  • – Efetividade de atendimento às orientações regulamentares dos itens exigidos pelas normas vigentes.

Por Fernanda Gomes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *