Equipe da Secretaria de Agricultura de Linhares atenderá toda sexta-feira no distrito de São Rafael

Franco Fiorot, acompanhado da equipe técnica, estará presente na Unidade de Atendimento, em São Rafael | Foto: Secom/PML/ES

A partir de fevereiro, toda sexta-feira, o secretário de Agricultura de Linhares, região norte do Espírito Santo, Franco Fiorot, acompanhado da equipe técnica, estará presente na Unidade de Atendimento, em São Rafael, para atender os produtores. A região conta com esse espaço, uma base da secretaria e do Incaper, por ser o distrito mais distante da Sede da cidade e por concentrar o maior número de propriedades rurais do município.

A Unidade de Atendimento, inaugurada em abril de 2019, conta com dois servidores municipais, um administrativo e um coordenador de operação de máquinas, que estão à disposição das comunidades de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. 

No local, são recebidas demandas de regiões como Japira, Santa Cruz, São Vicente, Chapadão das Palminhas, São Judas, Jacatiá, Santo Hilário, Dom Orione, Bom Parto, São Sebastião de Terra Alta, Rio das Palmas, Dr. Jones, Santa Rosa, Córrego do Meio, Pedrolândia, Humaitá, dentre outros.

O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, pontuou que além da equipe estar presente na unidade, e percorrerá toda a região para levantamento de demandas e acompanhamento dos serviços.

“São Rafael, por ser o maior distrito de Linhares e ter o maior número de propriedades rurais, concentra um volume significativo de serviços, a exemplo das barragens e caixas secas, por isso a necessidade de estarmos mais próximos. Além disso, dois dos cinco polos implantados no Programa Municipal de Fruticultura ficam em São Rafael: Polo Alto São Rafael, com a produção de uva, e o Polo Baixo São Rafael, com a goiaba, além as agroindústrias instaladas na região”, frisou o secretário.

Fiorot destacou que, em São Rafael, assim como nos demais distritos do município, a Secretaria de Agricultura executará as ações do Plano Agro Linhares. Uma série de reuniões com representantes do setor agrícola tem sido realizada e segue até a primeira quinzena de fevereiro. O objetivo é levantar as demandas das comunidades que serão analisadas para a inclusão no plano de ação dos programas da pasta para os próximos anos.

O secretário já esteve reunido com os servidores da Unidade de Atendimento de São Rafael para alinhar sobre o atendimento nas sextas-feiras e dialogar sobre os programas da pasta.

Serviços da Unidade de Atendimento

No local, os produtores fazem as inscrições para agendamento dos serviços de máquinas (retroescavadeira) para a construção de caixas secas e outras demandas, além de obter informações sobre os programas e serviços da Secretaria de Agricultura.

Nas terças e quintas-feiras, engenheiros agrônomos do Incaper estão na região para visitas técnicas nas propriedades. Técnicos da Ceplac também realizam atendimentos na área do cacau. Ambos os atendimentos são realizados conforme demanda recebida na unidade.

Os profissionais do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria de Agricultura, fazem orientações e visitas em estabelecimentos de produtos de origem animal com foco na regularização das agroindústrias.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *