Maria Olímpia participa de reunião com Amunes, MPES e Undime para tratar do plano de retomada das atividades presenciais

O encontro foi promovido pela Associação dos Municípios Capixabas (Amunes) | Foto: Secom/Linhares

A secretária de Educação do município de Linhares, região norte do Espírito Santo, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, esteve reunida na manhã desta quinta-feira (21), por meio de uma webconferência, com os representantes do Comitê de Retorno às Aulas para tratar do Plano de Retomada das Atividades Presenciais nas escolas da rede pública municipal a partir do dia 8 de fevereiro.

O encontro foi promovido pela Associação dos Municípios Capixabas (Amunes), Governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e União dos Dirigentes Municipais do Espírito Santo (Undime-ES).

O objetivo da reunião foi o de apresentar aos secretários municipais de Educação os resultados de uma pesquisa sobre a sistematização do questionário de retorno às aulas e o regime de colaboração dos entes federados.  Os resultados da pesquisa serão utilizados para orientar a tomada de decisões referentes ao retorno das aulas de forma presencial previstas para o próximo mês de fevereiro.

A pesquisa apontou que dos 76 municípios capixabas que responderam ao questionário elaborado pela Amunes, 34 cidades disseram que retornarão às aulas de forma híbrida (presencial/remota); 20 cidades de forma remota, três presenciais e 19 ainda não definiram se retornarão às aulas e nem a modalidade que será aplicada.

Também durante a webconferência, foi dialogado o apoio ao regime de colaboração entre a Secretaria Estadual de Educação (Sedu), Associação dos Municípios Capixabas (Amunes), Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e União dos Dirigentes Municipais do Espírito Santo (Undime-ES) e municípios em relação a esta questão.

“Em Linhares, o processo de retomada das aulas presenciais é construído de forma coletiva com ampla participação dos profissionais do setor desde novembro do ano passado. Por isso, o Comitê de Retorno às Aulas, representado por órgãos e entidades, é de suma importância para fortalecer o diálogo sobre as estratégias necessárias que comporão o Plano de Retomada das Atividades Presenciais e promover o acompanhamento das ações adotadas durante o retorno às aulas presenciais”, destaca a secretária da Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

Vilmar Brito, presidente da Undime-ES, salienta a importância do diálogo no processo de retomada. “O retorno às aulas presenciais deve ser feito a partir de uma discussão muito cautelosa diante da complexidade da situação. É preciso levar em consideração os dados epidemiológicos em cada município, o transporte escolar, a situação das escolas em proporcionar o distanciamento físico e a higiene dos alunos. Esse momento está sendo construído com várias instituições para que se chegue a um consenso, de forma que quando houver o retorno, ocorra com segurança. O debate é muito importante”, observa.

A Promotora de Justiça, Coordenadora do Centro de Apoio do Ministério Público, Doutora Maria Cristina Rocha Pimentel, integrante do Comitê instituído para discutir o retorno das aulas presenciais e a abertura do ano letivo 2021, representante do MPES, defende o diálogo em relação ao retorno responsável das atividades presenciais e remotas.

“O MPES agradece estar presente na fiscalização do plano de retorno para superar o momento difícil que estamos passando. Na reunião ocorrida hoje entre MPES, Amunes e Undime-ES, foi apresentado o resultado do questionário situacional de cada município objetivando a abertura do ano letivo simultaneamente entre o Estado e os Municípios”, pontua a Promotora.

Maria Cristina informou ainda, que a Amunes deu um prazo de 24 horas para que os Municípios possam corrigir os dados informados e após este prazo tanto o MPES quanto os demais órgãos irão trabalhar dentro de suas atribuições para que o retorno escolar de 2021 seja seguro e responsável por parte das escolas e das famílias.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *