Assembleia do Espírito Santo escolhe presidente nesta segunda (1º)

A sessão preparatória ocorre a partir das 15 horas e será transmitida ao vivo | Foto: Ellen Campanharo

Os deputados estaduais do Estado do Espírito Santo se reúnem na segunda-feira (1º) para eleger os membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ales) para os próximos dois anos. A sessão preparatória ocorre a partir das 15 horas e será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, portal, YouTube e Facebook.

Além do presidente, fazem parte da Mesa os 1º e 2º secretários, os 1º e 2º vice-presidentes e os 3º e 4º secretários. São esses os responsáveis por dirigir o Legislativo estadual e por comandar os trabalhos legislativos no Plenário Dirceu Cardoso.

Eleição

De acordo com o Regimento Interno da Ales, a eleição deve ser conduzida pelo último presidente ou, na sua falta, pelo parlamentar mais idoso. É concedido um prazo para inscrição das chapas pelas bancadas dos partidos ou pelos blocos parlamentares. Sempre que possível a composição delas deve levar em consideração o princípio da representação proporcional.

Na sequência passa-se para a votação nominal e aberta. O 1º secretário chama os deputados por ordem alfabética para manifestar seus respectivos votos e o 2º secretário os anota e repete em voz alta. Aqueles que não tiverem declarado voto têm o nome chamado novamente e podem fazer isso até a proclamação do resultado final.

Se alguma das chapas inscritas obtiver maioria absoluta dos votos (16) será considerada eleita. Caso contrário, deverá ocorrer uma nova votação e quem conseguir maioria simples (metade dos presentes mais um) vence. Em caso de empate a chapa que possuir o candidato a presidente mais idoso leva. O 1º secretário é o responsável por anunciar o vencedor.

Por Gleyson Tete


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *