Praia do Pontal do Ipiranga recebe ação de orientação e conscientização do câncer de pele neste sábado (30)

A ação é uma iniciativa dos Residentes do PRMS Atenção ao Câncer do Hospital Rio Doce com o apoio do Naps da Prefeitura de Linhares | Foto: Felipe Reis/Secom

O calendário da saúde continua colorido neste mês de janeiro. A cor laranja, que alerta e previne sobre o câncer de pele vai invadir a praia do Pontal do Ipiranga, em Linhares, região norte do Espírito Santo, neste sábado (30). É que uma ação de orientação e conscientização sobre a doença será realizada das 9 às 15 horas, na Praça Eclipse, entre as avenidas da Lua e do Sol. A iniciativa é dos Residentes da Atenção ao Câncer do Hospital Rio Doce com o apoio do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde da secretaria municipal de Saúde de Linhares (Naps).

Durante a ação serão realizados atendimentos preventivos gratuitos com profissionais enfermeiro, nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta e assistente social. “A nossa ideia é divulgar cada vez mais as formas de prevenção, conscientizando a população da enorme importância de se proteger”, destaca o residente Albertino Júnior. Ele pontua que o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 30% dos diagnósticos. “Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil o tratamento e maiores as possibilidades de cura”, esclarece.

O evento terá o apoio da Prefeitura de Linhares por meio do Naps. De acordo com a diretora do órgão, Késsy Bonicenha, o momento também será oportuno para ampliar a atuação do Naps no litoral nesta época do ano. Serão oferecidos testes rápidos de glicose além de aferição de pressão e entrega de preservativos como forma de orientar sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

“Todas as ações integram o compromisso da gestão, que é o de oferecer informações que possam contribuir para a prevenção do câncer de pele e de outras doenças, e levar ao conhecimento da população que o Naps sempre estará de portas abertas para receber os pacientes”, destaca.

Alguns cuidados especiais que devem ser tomados com a pele

  • Use protetor solar sempre, mesmo em dias nublados. Não é só na praia que você precisa proteger sua pele. Todas as atividades expostas ao sol requerem cuidados. Quando estiver trabalhando, andando de bicicleta, caminhando, cuidando do jardim, lembre de usar o filtro solar;
  • Pessoas de pele muito clara requerem cuidados redobrados. Pessoas de pele morena também devem evitar o horário perigoso do sol e usar filtro solar, mesmo que seja de fator de proteção mais baixo;
  • Crianças com mais de seis meses só devem tomar sol nos horários recomendados. Devem usar chapéu e filtro solar fator 15 ou mais, reaplicando toda vez que a criança se molhar. Alguns remédios deixam a pele mais sensível ao sol. Converse com o pediatra.
  • Hora certa para tomar o sol: horário de verão até às 11 e depois das 17 horas;
  • Fora deste período, ou seja no horário normal, até às 10 e depois das 16 horas.
  • Fique atento às pintas e manchas na pele se tiverem contornos irregulares, descamação ou em alto relevo é necessário procurar ajuda profissional.
  • A alimentação também é muito importante, dê preferência para alimentos antioxidantes como: frutas vermelhas, frutas cítricas, linhaça e se hidrate bem.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *