Alegria marca o retorno às aulas na rede municipal de Linhares

O ano letivo iniciou em formato híbrido | Fotos: Felipe Tozatto

Nem mesmo as máscaras esconderam a alegria dos alunos que pelo olhar demonstravam a alegria de retornar para as salas de aula nesta segunda-feira (8/2). As escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil, da rede municipal de ensino de Linhares, região norte do Espírito Santo, reabriram as portas para receber os estudantes depois de quase 11 meses, quando as aulas foram interrompidas devido à pandemia da Covid-19.

O ano letivo iniciou em formato híbrido, com parte dos alunos assistindo às aulas de forma presencial nas escolas, enquanto os demais estudantes continuam com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), simultaneamente.

A aluna Ketellyn dos Santos Helmer, do 4º ano da Emef “Antônio Fernandes de Almeida”, no Interlagos, disse que nem mesmo a chuva desanimou dela ir à escola. “Quando levantei já fiquei muito feliz em saber que ia ver meus coleguinhas e as professoras. Estava com muitas saudades e cansada de ficar em casa. Mesmo eu ficando mais longe das pessoas, porque minha mãe me falou o que tenho que fazer pra me proteger, ela me passou o que a tia da escola explicou pra ela, eu estou muito feliz”, disse a aluna de 9 anos.

As escolas seguirão rigorosamente o Plano Estratégico de Prevenção e Controle (PEPC), elaborado conforme Portaria Conjunta Sedu/Sesa 01-R, de 8 de agosto de 2020. O Plano prevê um distanciamento de 1,5m em todos os espaços, incluindo na sala de aula. Ao chegar à escola, é feita a medição da temperatura de todos, tendo como limite 37º, e o uso de álcool para higienização das mãos.

Quem também mostrou estar muito feliz com o retorno das aulas é a professora de 5º ano, Carlinda G. S. Câmara. “Estava muito ansiosa para retornar que nem consegui dormir direito, porque o aluno vê o professor como alguém tão importante na vida dele. Eu confio nessa segurança que a escola está conduzindo desde o inicio com os alunos. Nas férias trabalhamos a conscientização, sempre estivemos em contato com os pais, fizemos várias reuniões para que estejam atentos a tudo que acontece na escola. Realmente esse é um momento de alegria, os pais e alunos estavam ansiosos também, e é uma vitória pra nós a confiança das famílias na escola”, pontuou a professora.

A pedagoga Ariele Alves disse que esse retorno é resultado da preparação que o município vem realizando desde o ano passado. “Desde a semana passada estamos recebendo os pais para falar desse retorno que aconteceu de forma bem tranquila. Nós, profissionais da educação, tivemos muitas formações com as secretarias de Saúde e de Educação e seguiremos todos os protocolos”, explicou a pedagoga da Emef Antônio Fernandes de Almeida.

O Município acompanhará o processo de adaptação entre profissionais de educação, alunos e pais durante todo o mês de fevereiro, além do monitoramento das equipes da secretaria municipal de Saúde. Também será distribuída aos pais e responsáveis uma cartilha com todas as orientações e protocolos que serão adotados nas escolas.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, tem percorrido as escolas nesse primeiro dia letivo para acompanhar como tem sido o retorno às aulas. Os profissionais deixaram as escolas bem coloridas para acolher os alunos nessa nova etapa que se inicia.  

“Estou muito feliz em saber que todo o planejamento que iniciamos em novembro vem sendo executado com tanto comprometimento e dedicação por parte dos profissionais. Impossível não se emocionar com a alegria das crianças quando chegam, quando encontram os professores. Houve muito engajamento de todos das escolas para que esse fosse um dia abençoado”, frisou a secretária, informando que as aulas para as crianças de 1 a 3 anos terá início no dia 1º de março.

Itens entregues às escolas

Para iniciar o ano letivo, foram entregues às escolas: sabonete líquido, álcool 70 gel, álcool 70 líquido, termômetro, fita zebrada, fita demarcação, papel toalha, dispenser pedal, dispenser papel toalha, dispenser sabonete líquido, máscaras, água sanitária e protetor facial. Também foram adquiridos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as serventes que atuam nas unidades de ensino como uniforme, máscaras, luvas, botas e protetor facial.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *