Chuvas: equipes da secretaria de Obras e Serviços Urbanos nas ruas para minimizar transtornos

Equipes de limpeza também fazem a desobstrução das caixas-ralo | Foto: Felipe Tozatto

Várias equipes do município de Linhares, região norte do Espírito Santo, atuam, desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (8/2), para realizar diversos serviços visando minimizar os transtornos causados pelas fortes chuvas que caem no Município.

A Central de Serviços da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos está com todas as equipes em várias vias onde foram identificados alagamentos como nos bairros Shell, Aviso e Centro.

Equipes de limpeza também fazem a desobstrução das caixas-ralo. Muitas delas, por sinal, estão entupidas por resíduos que são descartados irregularmente. Caminhões de sucção também ajudam a desobstruir as redes.

A Defesa Civil está de prontidão e mantém o trabalho de vistoria das áreas de risco no município, mas até o momento nenhuma ocorrência de desalojados ou desabrigados foi identificada. O cidadão pode acionar o plantão através do telefone (27) 99983-5661.

“Todas as equipes estão orientadas a executar a desobstrução de bueiros e bocas de lobo, além do serviço de coleta de entulho e limpeza das vias. As equipes permanecem de prontidão para atender quaisquer ocorrências”, disse o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

Limpeza

Para garantir o escoamento das águas das chuvas e evitar alagamentos nas vias, a Central de Serviços realiza diariamente, inclusive finais de semanas e feriados, serviços preventivos e corretivos de desobstrução mecânica e manual nas redes de drenagem do município, além da limpeza dos bueiros.

As equipes sempre encontram diversos resíduos descartados irregularmente por parte dos moradores, como garrafas pet, materiais de construção, sacolas plásticas e folhas.

O resíduo que consegue passar pelas grades dos bueiros acabam formando uma espécie de “rolha” dentro das tubulações de águas pluviais, trazendo o risco de entupimento e alagamento para aquele local.

Lixo

Os cidadãos podem contribuir na manutenção de ruas e avenidas e evitar alagamentos no período chuvoso. Para isso, basta acondicionar os resíduos sólidos urbanos (RSU) apenas nos dias em que o caminhão da coleta passar e, se possível, em lixeiras ou contêineres. Outra medida preventiva é que a população não descarte qualquer tipo de lixo em vias públicas.

As demandas de limpeza e manutenção no sistema de drenagem, além de reparos na pavimentação de ruas e avenidas, também podem ser registradas por meio do telefone (27) 3372 2117.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *