
Na tarde desta terça-feira (8/2), o prefeito de Linhares, região norte do Espírito Santo, Guerino Zanon, o vice-prefeito Bruno Marianelli, o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot e o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi, realizaram uma visita técnica às obras do parque fabril da Companhia Cacique Café Solúvel, erguido no Km160 da Rodovia BR 101, no distrito de Bebedouro.
A empresa, com sede em Londrina (PR), está investindo US$ 60 milhões de dólares (mais de R$ 320 milhões) no empreendimento, que deve fica pronto no primeiro trimestre deste ano. Quanto estiver em operação, a planta de Linhares terá capacidade de produzir 14 mil toneladas de café solúvel ao ano.

Guerino Zanon e os secretários foram recebidos pelo Diretor Industrial da empresa, Júlio Grassano, pelo Gerente de Engenharia e Manutenção, Felipe Muniz, e pelo Gerente de Produção, Valdeci Tomazon, além do Diretor Industrial da Plaenge Industrial, Ednelson Ivantes e o Gerente de Engenharia da empresa, Jehu Lima. A Plaenge é a construtora responsável pela obra.
“Esse empreendimento é muito importante para todo o Espírito Santo porque é a maior exportadora de café solúvel do Brasil que aposta em Linhares e no Estado. Estou impressionado com a grandiosidade dessa obra, que gera cerca de 300 empregos apenas em sua fase de construção. Esse investimento é uma mistura de ousadia, confiança e vontade dos investidores em contribuir com o desenvolvimento de Linhares e de todo o Espírito Santo”, destacou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Guerino pontua que as políticas de atração de novos investimentos da Prefeitura de Linhares seguem avançando e apresentando resultados concretos. “Nosso Município não tem gordura para gastar, temos que continuar no caminho do desenvolvimento, no respeito ao contribuinte, organização, eficiência e com muita presença no Município, estimulando o setor produtivo e, principalmente, transferindo serviços a toda a população linharense.”
Bruno Marianelli frisou que o objetivo da visita técnica é verificar o andamento dos projetos de expansão e implantação de empreendimentos que fomentam as cadeias produtivas e geram emprego e renda no Município.
“O acompanhamento visa ao fortalecimento da relação do Governo Municipal com as empresas que já estão instaladas em Linhares e as que estão em processo de instalação; esses investimentos são muito importantes para atingirmos as metas previstas no nosso plano de governo, pois geram emprego, renda e no desenvolvimento para nossa cidade e nosso Estado”, ressaltou.
O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, destaca que a inauguração da Companhia Cacique Café Solúvel será de fundamental importância para incentivar que seja agregado valor aos produtos do Município e do Estado em território linharense, uma vez que Linhares, é hoje, o maior produtor de café conilon do Espírito Santo.
“Em uma visita como esta, celebramos a mudança. Podemos afirmar que Linhares tenha elevado a média de qualidade dos seus cafés por incentivar seus produtores através de ações integradas do Programa de Qualidade do Café, entre elas treinamentos e um concurso de qualidade do grão. A implantação da Café Cacique vai agregar valor ao café produzido aqui e podemos encurtar o caminho da produção até a comercialização, fomentando nossa economia e toda a cadeia produtiva da cafeicultura”, afirmou Franco.
Por Alexandre Araújo
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Selo Biocombustível Social na Bahia: SDE discute estratégias para inclusão da agricultura familiar na transição energética
- Sicredi Serrana reúne associados para Assembleia Geral especial de 40 anos
- Espírito Santo tem 309,4 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março