Linhares amplia vacinação de profissionais da saúde contra a Covid-19

O município já tem mapeado 586 idosos para vacinação | Foto: Felipe Tozatto

A secretaria municipal de Saúde de Linhares, na região norte do Espírito Santo, iniciou nesta quinta-feira (11) a ampliação da vacinação contra a Covid-19 entre os trabalhadores de saúde que atuam no Município. Os imunizantes estarão disponíveis em unidades de saúde referência determinadas pela Secretaria: no Centro da cidade, Conceição, Três Barras, Aviso, Interlagos (próximo ao complexo de esporte e lazer), Interlagos (próximo ao Caic) e Lagoa do Meio.

A orientação da Vigilância Epidemiológica é que os trabalhadores busquem a unidade de saúde pelo período da manhã numa medida para evitar perdas da vacina, que são os frascos com multidoses, ou seja, cada frasco contém 10 doses. A diretora da Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos, explica que a cidade segue a recomendação estadual.

Para receber a primeira dose do imunizante, os trabalhadores de saúde devem apresentar um documento que comprove a sua atuação na área como crachá, contracheque, carteira de trabalho ou carteira do conselho de classe.

“O município de Linhares está seguindo a recomendação de grupos prioritários definida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), que colocou como prioridade os trabalhadores da saúde”, aponta Jackelene.

A orientação estadual de prioridades, até o momento, indica que as doses existentes devem ser usadas para trabalhadores da saúde, indígenas, idosos acima de 90 anos, idosos em asilos e pessoas com deficiência institucionalizadas, conforme a resolução 013 de 08 de fevereiro de 2021, emitida pela Sesa. A vacinação dos idosos de outras faixas etárias começará quando chegarem novas doses dos imunizantes sempre respeitando as determinações do Ministério da Saúde e da Sesa. O município já tem mapeado 586 idosos para vacinação.

A estratégia de priorizar os trabalhadores da saúde, ainda que não sejam envolvidos no enfrentamento direto ao coronavírus, passa por uma orientação do Ministério da Saúde e é ratificada pela Sesa, destaca Jackelene Ramos.

Até o momento, das 4.598 doses da vacina contra a Covid-19 recebidas, Linhares já vacinou 4.199 pessoas e foram vacinados 387 idosos acima de 90 anos.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.


Últimas notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *