
O Lions Clube de Pinheiros, região norte do Espírito Santo, durante a semana em que acontece o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, 15 de fevereiro, realizou uma campanha educativa envolvendo a sociedade e profissionais da saúde, com o objetivo de aumentar a conscientização e a educação sobre a doença, além de influenciar os governos e as pessoas para que se mobilizem em relação a causa.
O câncer infantojuvenil é principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil. A campanha alerta a população sobre os sinais e sintomas e a importância do diagnóstico precoce. Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.
São sinais e sintomas do câncer infantojuvenil:
- Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea
- Caroços ou inchaços – especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção
- Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna
- Alterações oculares – pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos
- Inchaço abdominal
- Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias)
- Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção
- Fadiga, letragia, ou mudanças no comportamento, como isolamento
- Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação
As Domadoras, Domadoras Leões e leões percorreram o município realizando a distribuição de panfletos e cartazes, seguindo o conceito que pretende mostrar como todos, em grupo ou individualmente, podem fazer a sua parte para reduzir o impacto do câncer no mundo.
De acordo com a presidente do Lions Clube, Maria José Ziviane, a campanha teve a participação de todos os membros da instituição, que entusiasmados divulgaram. “Passamos por feiras livres e o comércio, além das unidades de saúde e hospital. Conversamos com as pessoas e profissionais da saúde, alertando sobre a importância de darmos uma atenção especial a prevenção do câncer infantojuvenil.
No Brasil, os cânceres com maior incidência nas crianças e nos adolescentes são as Leucemias, os Tumores do Sistema Nervoso Central e os Linfomas.
Por Bernardino de Sena
Siga A IMPRENSA ONLINE no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário.
Últimas notícias
- Selo Biocombustível Social na Bahia: SDE discute estratégias para inclusão da agricultura familiar na transição energética
- Sicredi Serrana reúne associados para Assembleia Geral especial de 40 anos
- Espírito Santo tem 309,4 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março